segunda-feira, 28 de abril de 2008

Tunel prestes a acolher comboios

Túnel prestes a acolher comboios

Tudo aponta para que Espinho viva no próximo fim-de-semana um momento histórico.

É que está quase tudo pronto para que os comboios deixem definitivamente de passar à superfície, pelo meio da cidade, para o fazer ao longo do túnel subterrâneo.

Para já, continuam os trabalhos de ligação dos novos troços ferroviários à actual Linha do Norte, o que causou, nos dois passados fins-de-semana, incómodos aos utentes da CP que viram os comboios urbanos do Porto chegar aos seus destinos com atrasos na ordem dos 60 minutos.

 E se há duas semanas, a CP até pôs à disposição transportes rodoviários de substituição, o mesmo não sucedeu há oito dias, levando muitos passageiros a um quase ataque de nervos, até porque para muitos foram dias de trabalho.Este fim-de- semana não houve condicionamentos na circulação de comboios, o mesmo não se poderá dizer do próximo.

É que antes dos comboios começarem a passar em definitivo no túnel de Espinho, os necessários cortes de tensão para que decorram os trabalhos de ligação dos carris e da catenária vão previsivelmente provocar atrasos.A circulação ferroviária estará condicionada logo a partir da primeira hora da madrugada de sábado, continuando com interrupções até domingo, isto para que na segunda-feira já haja circulação nas duas linhas.

 Com o início do uso do túnel, deverá também abrir portas a nova estação, em frente ao Centro Comercial Palmeiras.




quarta-feira, 16 de abril de 2008

Execução das obras de rebaixamento da via no atrevessamento da cidade de Espinho



Execução das obras de rebaixamento da via no atrevessamento da cidade de Espinho


ENCERRAMENTO DA PASSAGEM DE NÍVEL AO KM 314+932 (PN - SILVALDE) E 315+615 (PN - MATADOURO)DESVIO DE TRÂNSITO 

Informa-se do encerramento das PN - Passagens de Nível acima discriminadas necessários ao desenvolvimento dos trabalhos de via-férrea e catenária a realizar no âmbito da empreitada em epígrafe.

 PASSAGEM DE NÍVEL AO KM 314+932 (PN – SILVALDE) Entre as 20h30 e as 24h00, de 12.04.2008

 Entre as 00h00 e as 08h45, de 13.04.2008 

Entre as 00h45 e as 07h00 e entre as 20h30 e as 24h00, de 19.04.2008 

Entre as 00h00 e as 08h45, de 20.04.2008 Entre as 01h00 e as 07h00 e entre as 23h00 e as 24h00, de 03.05.2008

 Entre as 00h00 e as 07h00 e entre as 20h45 e as 24h00, de 04.04.2008 Entre as 00h00 e as 07h00, de 07.05.2008 

 PASSAGEM DE NÍVEL AO KM 315+615 (PN – MATADOURO) 

 Entre as 00h00 de 28.04.2008 e as 07h00, de 05.05.2008 Informa-se ainda que para garantir o trânsito rodoviário durante os períodos de interdição nos restantes atravessamento localizados na zona abrangida pela obra, o guarnecimento das passagens de nível aos km 316+526 

(Rua 33), 316+890 (Rua 23) e 317+145 (Rua 15) serão assegurados por pessoal especializado da REFER.






terça-feira, 15 de abril de 2008

Feridos na linha ferrea





Feridos na linha férrea



Dois feridos foi o resultado de um acidente de trabalho, ontem, na obra de enterramento da linha férrea, em Espinho. 


De acordo com a informação prestada pela REFER os dois trabalhadores "sofreram uma queda em altura da plataforma onde estavam a efectuar trabalhos", adiantando que já estava a decorrer "um inquérito no sentido de apurar as circunstâncias deste acidente".

No local, trabalhadores e responsáveis pela obra remeteram-se ao silêncio, referindo que todos os comentários seriam feitos pela REFER.

Mas nos cafés nos arredores das obras a queda dos operários, ainda era comentada. 

"Seriam 9.30 horas e os dois operários estavam a trabalhar em cima de uma prancha no que vai ser uma saída de emergência, quando caíram", contou uma testemunha, sem adiantar quaisquer causas.

O número de emergência 112 recebeu o alerta pelas 9.30 horas, accionou os Bombeiros da Aguda e para o local dirigiram-se duas ambulâncias, uma do INEM e outra dos bombeiros, bem como uma viatura médica do Centro Hospitalar de Gaia.

Os dois trabalhadores (dois homens, um com 55 anos e outro com 44) foram transportados para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, onde receberam tratamento. 

O mais velho apresentava uma fractura exposta numa perna e o mais novo uma fractura num pé.

Ao fim da manhã de ontem, algumas horas depois do acidente, que ocorreu próximo da passagem de nível da Rua 33, os trabalhadores continuavam a realizar as suas tarefas para o rebaixamento da via férrea, trabalhos que deverão terminar em Junho. Virgínia Alves


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Túnel de Espinho - Linha do Norte

 


Túnel de Espinho 


A estrutura construída pode ser dividida em dois segmentos principais correspondentes às zonas em vala, construídas sobre as rampas de aproximação, e à zona em galeria, construída na secção central da nova infraestrutura ferroviária, onde se localiza a estação. 


Cada uma destas áreas foram subdivididas de acordo com a profundidade de escavação a realizar e com o tipo de secção transversal da solução estrutural adotada.

A escavação foi realizada em segurança com a proteção de paredes diafragma com espessuras entre 0,8 e 1,0 m, e uma altura média de 10 m, executadas numa camada de areias de duna que assenta numa camada de xistos medianamente a pouco alterados