segunda-feira, 17 de maio de 2010

ReCaFe - Atraso força Câmara a fazer arranjo provisório no centro



Atraso força Câmara a fazer arranjo provisório no centro



O enterramento da linha férrea em Espinho foi concluído há já dois anos, mas o projecto de requalificação do espaço à superfície que foi libertado ainda não está pronto. 


O atraso obrigou a Câmara a avançar com um arranjo provisório para o centro da cidade.

A perspectiva de mais um Verão com aquela zona da cidade virada do avesso motivou a decisão, que permitirá fazer regressar as diversões da festa da Senhora da Ajuda ao centro. 

"Não podíamos deixar passar mais um Verão com aquele espaço naquele estado. Queremos devolvê-lo aos espinhenses e reanimar a cidade", explicou o presidente da Autarquia, Pinto Moreira, não adiantando, porém, qual o custo da intervenção. 

"Os custos são muito baixos em relação aos ganhos que vamos trazer para a cidade e para o concelho"
Continua por se saber quando poderá avançar a obra de requalificação definitiva.

 O concurso de ideias foi ganho pelo arquitecto Rui Lacerda, mas o projecto ainda não está pronto. Enquanto isso, a Câmara de Espinho decidiu avançar com uma intervenção temporária para, segundo Pinto Moreira, "devolver a dignidade a um espaço nobre da cidade".


Minicampo de futebol

De Norte para Sul, a intervenção está a ter lugar entre as ruas 15 e 33, onde, até ao Verão, irá surgir uma grande faixa de relvado.

 Entre as ruas 15 e 19 irá ser instalado um parque infantil, um "skatepark" e ainda um minicampo de futebol com relva sintética.

Já entre as ruas 19 e 23, surgirá uma praça da alimentação com bares de comes e bebes, cuja exploração ainda está a ser negociada.

 Na mesma área, serão montados dois palcos onde, segundo Pinto Moreira, irão realizar-se eventos culturais diários de Junho a Setembro. 

De referir que num dos palcos irá funcionar um ecrã gigante que transmitirá os jogos do Mundial de futebol. 

Também ali será criado um outro campo de futebol onde decorrerão iniciativas da responsabilidade de embaixadas de vários países presentes no Mundial da África do Sul.

Tenda para feira do livro


Entre a rua 23 e a estação será montada uma tenda gigante para acolher uma feira do livro nos meses de Julho e Agosto.

Setembro, porém, será o mês mais animado. 

É que, depois de um interregno de alguns anos e de uma passagem pela zona do Rio Largo, as diversões da festa em honra da Senhora da Ajuda voltam ao espaço original, entre a rua 23 e o estádio do S. C. Espinho.