Páginas

Mobilidade para Todos

 

O espaço urbano é o principal património comum dos cidadãos e é de primordial importância na vivência colectiva e individual na sua Cidade. Neste sentido a Câmara Municipal de Espinho privilegia a disponibilização deste espaço informativo dirigido a todos os cidadãos com destaque para os que têm mobilidade condicionada.
A Divisão de Planeamento Estratégico da Câmara Municipal de Espinho responsável por esta plataforma tem como objectivo criar um roteiro com todos os espaços e lugares acessíveis no Município de Espinho.
Nesta 1ª fase, já se encontram disponíveis os espaços públicos e os edifícios públicos e de utilidade pública acessíveis na Cidade de Espinho.
Numa 2ª fase, estarão disponíveis todos os lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade condicionada existentes.
Posteriormente serão ainda divulgados outras informações de interesse relevante, como os serviços de restauração e outros, com o intuito de disponibilizar um roteiro turístico às pessoas com mobilidade condicionada tornando possível a Mobilidade para todos.

> Plataforma de acessibilidades
> Espaços Públicos acessíveis
> Lugares de Estacionamento
> Edifícios Públicos de Utilização Pública
> Memória Descritiva - Requalificação Urbana

Requalificação da Cidade

 

A cidade de Espinho tem 12 quarteirões com passeios e acessos adaptados a cidadãos com problemas de mobilidade. Uma obra de requalificação de 300 mil euros que a presidente da Associação de Cegos e Antílopes (ACAPO) – delegação do Porto, Vera Lúcia Silva, diz ser "um exemplo a seguir noutros locais”. A Associação não foi consultada aquando das obras, mas a responsável mostra-se satisfeita com o resultado da intervenção.
"Estão de parabéns. É um projecto muito bem conseguido”, afirmou Vera Lúcia depois de ter percorrido alguns metros de passeio.
"Parece-me estar dentro daquilo que é necessário. Os vários tipos de materiais, as guias a indicar o local das passadeiras, os contrastes das tonalidades dos passeios (para visão reduzida) cumprem com as regras”, afirmou a representante da ACAPO, salientando que a sua convicção não parte de qualquer apreciação técnica mas apenas da qualidade de "utilizadora” de circunstância.
A satisfação foi comungada pelo provedor metropolitano dos cidadãos com deficiência. "Espinho está no bom caminho”, disse João Cottim.
O Presidente da Câmara Municipal, Pinto Moreira, lembrou que se trata de um projecto concebido, "desde o seu início”, com a preocupação de tornar a cidade "acessível a todos os cidadãos”.
No futuro, a requalificação será alargada a outras ruas, em mais uma obra ”sem gastos para o município”, frisou o autarca, lembrando que a presente intervenção foi custeada pelo Turismo de Portugal

segunda-feira, 11 de março de 2013

ReCaFe - Parque de estacionamento subterrâneo a implantar na alameda 8

 

Parque de estacionamento subterrâneo a implantar na alameda 8

 
"Na área A1 propomos um estacionamento subterrâneo com capacidade para cerca de 363 lugares, com entradas e saídas de viaturas a norte e a sul do mesmo. 

As saídas de peões a distâncias regulamentares assumem-se no exterior como corpos todos em vidro que são iluminados, criando caixas de luz e pontuarão como referências no espaço público. 

O mesmo princípio será aplicado nas guardas das rampas de veículos.”


"O principal elemento do projecto com exigências estruturais é o parque de estacionamento subterrâneo, que se estende paralelamente à linha ferra enterrada, a nascente desta e numa extensão de cerca de 600 m.”


SDC13211
O actual executivo encomendou à Parque Expo em Plano Estratégico (Plano Operacional Integrado de Requalificação e Revitalização da orla Costeira de Espinho), que foi apresentado em Outubro de 2011. 

Este estudo refere:

"Para colmatar as necessidades de estacionamento existentes na frente marítima e possibilitar uma melhor distribuição de oferta de estacionamento na cidade, face às funções que se pretendem consolidar na alameda, considera-se importante a transferência da capacidade de estacionamento subterrâneo prevista (projectos do parque de estacionamento João de Deus e do parque de estacionamento da Igreja Matriz) para um parque de estacionamento subterrâneo a implantar na alameda 8.”