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sábado, 17 de janeiro de 2009
sábado, 3 de janeiro de 2009
domingo, 21 de dezembro de 2008
Rebaixamento da Linha Férrea
Fotos Direitos Reservados
Rebaixamento da Linha Férrea
Já vai longe o tempo em que alguém assumia, em 7 de Julho de 94, com grande lucidez:
"Garantida agora a defesa da praia, afigura-se-nos que não se devia perder a oportunidade de investir definitivamente no traçado actual mas em túnel, para urbanizar a superfície, limitar os ruídos e, simultaneamente, criar um novo espaço de teor turístico de grande valia para a cidade."
Mas a CP preferia a quadruplicação da linha, hipótese que a autarquia rejeitava liminarmente.
E a "DE" de 26 de Setembro de 96 noticiava que a ministra do Ambiente, Elisa Ferreira, se mostrara sensível aos argumentos que José Mota levara a uma reunião, reprovando o projecto da CP.
Na circunstância o presidente da Câmara insistia que a construção de um túnel era tecnicamente viável, como o comprovavam os pareceres que a autarquia pedira:
"A desautorização pública da ministra às pretensões da CP é a prova de que estamos certos. Estamos à espera que o presidente do conselho de administração peça a demissão e, se tal for necessário, até faremos uma romagem à sede daquela empresa".
Posteriormente, em 2 de Janeiro de 97, na rubrica "1966 em revista", a "DE" admitia:
"Construir um túnel, ficando o problema do trânsito resolvido de uma forma parcial, seria uma oportunidade excelente para desenvolver o turismo local, carenciado que está de um empurrão definitivo para que seja, verdadeiramente, considerado como tal."
Todavia, só em 13 de Agosto de 98 a situação se clarificava, como referiu José Mota:
"Com a visita de João Cravinho, vimos pela primeira vez um ministro admitir o enterramento da linha.
Ele teve a preocupação de dizer que estavam a estudar o assunto e que até Janeiro de 99 seria tomada uma decisão. Para mim, a declaração do ministro significa apenas que vai haver enterramento da linha, com maior ou menor dificuldade."
Como consequência, em 13 de Maio de 99 a "DE" sublinhava que "o sonho, em que até há pouco tempo poucos acreditavam que se pudesse vir a concretizar, vai ser uma realidade, e o protocolo assinado no passado sábado por José Mota e por Manuel Frasquilho, responsável máximo pela Refer, é o primeiro passo dado nesse sentido".
Pouco tempo depois, em 26 de Agosto de 99, o primeiro-ministro, António Guterres, anunciou que "a cidade deixará de estar dividida por uma linha-férrea, com a concretizarão de um velho sonho - o enterramento da Linha do Norte".
Embora se fizessem ouvir algumas vozes dos habituais "velhos do Restelo", os cidadãos mais lúcidos e responsáveis não tinham dúvidas sobre o alcance da obra.
Assim aconteceu com o presidente da Solverde, Manuel Violas, que em 13 de Dezembro de 2001 afirmava que "o enterramento da linha será, de facto, um salto qualitativo que Espinho vai ter e que se deve muito à pessoa que neste momento ocupa o lugar da presidência da autarquia".
A generalidade da comunicação social reconhecia também o mérito da realização.
Por exemplo, em 26 de Julho de 2001, a jornalista Sandra Soares escrevia na "DE" que "todos os intervenientes directos nesta obra, assim como a população em geral, são unânimes em considerar que Espinho vai mudar radicalmente e uma das principais razões desta mudança é a grande alameda que vai surgir à superfície dos 1.100 metros de túnel compreendidos entre as ruas 11 e 43".
Também em meados de 2001 foi publicado o anúncio do concurso público internacional para o rebaixamento da linha, obra que viria a desenvolver-se até 2008, altura em que, a partir de 4 de Maio, os comboios deixaram de circular à superfície em Espinho.
Equipamento e arranjos exteriores da plataforma á superfície melhorarão qualidade de vida na cidade
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Feira de Espinho
O primeiro feriado do mês de Dezembro coincide este ano com a conhecida Feira de Espinho.·Logo pela manhã já havia quem procurasses os presentes de Natal entre as pechinchas da feira.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Cinanima 2008
Cinema de animação africano em destaque no Cinanima 2008
Destaque deste ano do festival de cinema de animação de Espinho vai para a retrospectiva do cinema africano, qualificada como uma "novidade europeia".
O Cinanima 2008 – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho inicia esta terça-feira as sessões competitivas da sua 32º edição. Aberto ao público desde segunda-feira, o festival , que termina domingo, não se esqueceu do centenário da arte dos desenhos animados no ecrã assinalado este ano.
Como é habitual, o Cinanima decorrerá durante seis dias e contará com uma secção competitiva e uma secção não competitiva.
Carla Relvas, responsável do gabinete de imprensa, salienta as inovações na área não competitiva em relação ao ano passado.
“Este é um espaço que temos para convidar artistas e lançar novos projectos”, diz.
O destaque, este ano, vai para a retrospectiva do cinema africano, qualificada como uma “novidade europeia”.
A atenção à história desta arte será também uma das apostas do mais importante festival de animação português, que decorrerá entre o Centro Multimeios de Espinho e o casino da cidade.
Prova disso é a homenagem a um dos mais conceituados estúdios de animação americana, a UPA – United Productions of América.
A sessão não competitiva do festival inclui ainda uma homenagem ao realizador belga Rauol Servais e exposições cinematográficas dos convidados Jimmy Murakami, nome histórico na animação, e de Pritt Parn.
Sessões gratuitas para escolas
As escolas interessadas têm a oportunidade de assistir a sessões gratuitas de filmes de animação, destinadas e seleccionadas em específico aos alunos do 1º ou 2º e 3º ciclos, no Casino.
A mesa de júri da secção competitiva, presidida por João Graça Borges, é composta por três elementos (ao contrário dos habituais cinco) com obras e historial que justifiquem homenagens em Espinho.
FONTE JPN
Pedro Rios
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Novo túnel em Espinho
Novo túnel em Espinho
Entram hoje em funcionamento a nova estação de comboios de Espinho e o túnel ferroviário