Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Município de Espinho com luz verde do NORTE-2020


Município de Espinho com luz verde do NORTE-2020



Com a requalificação da  Escola Básica de Guetim e da Escola EB2/3 Sá Couto fica praticamente concluído o plano de modernização do parque escolar no concelho de Espinho  posto em marcha pela Câmara Municipal.

No âmbito do Programa Norte 2020 a autarquia candidatou-se a fundos comunitários que viu aprovados, no valor de cerca de 2 milhões de euros destinados à requalificação daqueles  estabelecimentos de ensino.

A intervenção na Escola Básica de Guetim consiste numa reformulação do modelo funcional do Jardim de Infância, transformando-o  na futura Escola Básica de Guetim, constituída por ensino integrado JI e 1ºCEB,  adaptando as atuais instalações.

A escola ficará dotada com 3 salas de jardim de infância e 4 salas de 1º ciclo, uma biblioteca, salas de atividades , cantina e espaços administrativos.

Em resultado desta operação na Escola Básica de Guetim será desactivada a Escola Básica da Aldeia Nova.


 Requalificação da Escola Básica Sá Couto e integração da EB1 Espinho3
A operação visa promover a melhoria das condições de habitabilidade, de segurança e de conforto e integrar  a Escola EB1-Espinho3 nas  instalações da Escola EB2/3 Sá Couto. Terá também a Unidade de Multideficiência e Autismo. 

A obra inclui a recuperação do atual pavilhão desportivo e  a criação de um novo espaço desportivo anexo para o 1º ciclo. Integra para além dos espaços comuns e administrativos 6 salas do pré-escolar e 12 do primeiro ciclo.

Projeto das futuras instalações da Escola EB2/3 Sá Couto

A intervenção prevê também a requalificação dos restantes edifícios afectos ao 2º e 3º ciclos (15 salas) e espaço exterior e a remoção dascoberturas em fibrocimento.
O concurso será lançado até final de Abril deste ano.

O Vice-Presidente da Câmara de Espinho, Vicente Pinto  considera que” fica fechado um ciclo de requalificação das escolas do 1º ciclo, ficando o Município servido por um parque escolar de excelência.” Vicente Pinto que detém o pelouro da educação na autarquia de Espinho e que deu inicio há oito anos ao plano de modernização do parque escolar em Espinho sublinha que "a requalificação da Escola EB2/3 Sá Couto é uma necessidade urgente”.


"Não obstante essa responsabilidade ser atribuída ao Ministério da Educação, o Município assumiu os custos da obra no âmbito de um acordo celebrado com o governo”, esclarece o Vice-Presidente da Câmara de Espinho.