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terça-feira, 13 de fevereiro de 2024
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
Autorizado investimento de 4,35 ME no troço Aveiro-Águeda da Linha do Vouga / Vouguinha
Autorizado investimento de 4,35 ME no troço Aveiro-Águeda da Linha do Vouga
A autorização para a repartição de encargos para a reabilitação da Linha do Vouga, entre Águeda e Aveiro, no valor global de 4,35 milhões de euros, foi hoje publicada em Diário da República.
Autorizado investimento de 4,35 ME no troço Aveiro-Águeda da Linha do Vouga
A autorização para a repartição de encargos para a reabilitação da Linha do Vouga, entre Águeda e Aveiro, no valor global de 4,35 milhões de euros, foi hoje publicada em Diário da República.
Segundo a IP, a reabilitação da Linha do Vouga irá permitir alcançar vários benefícios, nomeadamente a melhoria da mobilidade, o reforço da segurança com a redução da sinistralidade e de congestionamento e a redução dos tempos de viagem.
Fonte : Lusa/Fim
Legislativas 2024 - Candidatos do Chega, distrito de Aveiro, fazem campanha na feira semanal de Espinho
Candidatos do Chega, distrito de Aveiro, fazem campanha na feira semanal de Espinho
Jorge Valsassina Galveias, atual deputado e novamente cabeça-de-lista pelo distrito, espera vir a ter no parlamento companhia de outros elementos candidatos por Aveiro.
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024
Câmaras para multar carros mal estacionados ....
Câmaras para multar carros mal estacionados no Porto começam a funcionar em março
Polícia Municipal do Porto já recebeu câmaras a instalar em pelo menos dois veículos, que irão multar os veículos mal estacionados através do registo fotográfico das respetivas matrículas.
As câmaras para controlar o estacionamento abusivo no Porto, que estão ser instaladas em pelo menos duas viaturas da Polícia Municipal, devem começar a funcionar em março, disse, esta terça-feira, à Lusa, fonte da autarquia.
“É expectável que o serviço esteja a funcionar no mês de março“, pode ler-se numa resposta de fonte oficial da Câmara Municipal do Porto a uma questão da Lusa.
O JN noticiou, esta terça-feira, que a Polícia Municipal do Porto já recebeu as câmaras a instalar em pelo menos dois veículos daquela força policial, que irão multar os veículos mal estacionados através do registo fotográfico das respetivas matrículas.
O sistema recolherá imagens dos veículos infratores, cabendo ao agente que está na viatura com a câmara instalada no seu tejadilho a emissão da respetiva coima.
De acordo com o JN, em 2023 foram emitidos mais de 33 mil autos de contraordenação no Porto, tendo sido registados um total de 15.515 reboques de viaturas.
Também os radares móveis de controlo de velocidade já estão a funcionar desde o início do ano, segundo fonte da autarquia disse ao JN.
Além das câmaras instaladas em viaturas da Polícia Municipal e dos radares móveis de controlo de velocidade, a partir deste ano a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) também já começou a fiscalizar o estacionamento indevido nos corredores BUS e paragens de autocarro, fruto de um protocolo assinado com o município.
“A STCP e a Polícia Municipal têm uma viatura comum, na qual anda um elemento da STCP e um fiscal da Polícia Municipal que faz as autuações.
Neste momento, vamos dar a possibilidade a elementos da própria STCP, que estão devidamente formados e acreditados, para fazer a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos”, afirmou o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, em dezembro.
Em causa estão pelo menos cinco viaturas afetas a este controlo, com pelo menos 15 fiscais.
Conclusão das obras na Linha do Norte em Gaia atrasa-se para o segundo semestre
Conclusão das obras na Linha do Norte em Gaia atrasa-se para o segundo semestre
O prazo de conclusão das obras na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia voltou a atrasar-se, prevendo agora a Infraestruturas de Portugal (IP) terminar a empreitada no segundo semestre, quando anteriormente previa o primeiro.
Em resposta a questões da Lusa sobre a empreitada que começou em julho de 2020, fonte oficial da IP disse que o prazo de conclusão previsto era agora o "segundo semestre de 2024", quando em agosto de 2023 tinha previsto terminar a empreitada durante o primeiro semestre deste ano.
"Já estão concluídas ou em fase de conclusão o alteamento/alargamento de plataformas de passageiros nas estações de Gaia-Devesas e da Granja e dos apeadeiros de Aguda, Miramar e Francelos Valadares e Coimbrões", refere a IP na resposta à Lusa, estando "em execução os trabalhos de alteamento/alargamento de plataformas no apeadeiro de Madalena".
Atualmente, estão em construção uma passagem inferior para tráfego rodoviário ligeiro e duas passagens inferiores rodoviárias, estando já concluídas ou em fase de conclusão cinco passagens rodoviárias inferiores para ligeiros e outra rodoviária para todo o tipo de tráfego.
Quanto aos peões, já foram construídas cinco passagens inferiores e quatro passagens superiores.
Já relativamente às passagens superiores na Aguda e Granja, "prevê-se a abertura da passagem superior do apeadeiro da Aguda no prazo de um mês se não houver ocorrência de condições meteorológicas adversas".
Quanto à da Granja, prevê-se a conclusão dos trabalhos "até ao final do primeiro semestre do corrente ano".
Recorde-se que a IP já pôs a concurso, por 50 mil euros, estudos para passagens inferiores na Granja e Aguda, em Gaia, na sequência de um protocolo de 2022 celebrado após protestos das populações contra as passagens superiores instaladas.
Face aos protestos, e depois de manifestações contra as estruturas apelidadas de "mamarracho", "escarro arquitetónico" ou "muro de Berlim" pela população e edificadas no âmbito da renovação da Linha do Norte entre Espinho (distrito de Aveiro) e Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), foi celebrado um protocolo, em julho de 2022, que previa o estudo de soluções de passagens por debaixo da linha.
"O estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões na Estação de Granja e Apeadeiro de Aguda", referiu fonte oficial da IP à Lusa, em agosto.
A conclusão total da intervenção chegou a estar prevista para 2023, mas a empreitada "sofreu vários impactos com relevância no prazo, decorrentes dos constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros e subempreiteiros na contratação de meios humanos e de equipamentos".
A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, está orçamentada em 55,3 milhões de euros e iniciou-se em julho de 2020.
Inicialmente, aquando do lançamento do programa Ferrovia 2020, em 2016, estava previsto que as obras decorressem entre 2017 e 2019.
Fonte : Lusa/Fim
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
Obras Rua 15
Obra de repavimentação de troço da rua 15
No âmbito do planeamento estratégico de reparação de arruamentos urbanos do concelho, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz acompanhou a obra em curso de repavimentação em curso do troço da rua 15.
Na ocasião, teve oportunidade de realçar a intenção do Município de Espinho em continuar o trabalho de requalificação das vias de circulação do concelho, que esta obra concretiza.