Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Mar galgou barreira junto a capela em Paramos


O mar voltou a galgar a barreira de proteção junto à Capela de São João em Paramos, Espinho, obrigando à intervenção do Regimento de Engenharia do Exército.

Foi na noite desta quinta-feira que mar voltou a galgar a barreira de proteção. A pronta intervenção do Regimento de Engenheira do Exercito evitou que a água atingisse pessoas e bens. O presidente da Junta, Manuel Dias, reivindica obras urgentes no local.

A forte ondulação que se fez sentir ultrapassou a barreira em pedra junto à capela, tendo a água salgada percorrido a principal via de acesso à praia.

"Foi necessário o Regimento de Engenharia fazer uma duna de areia para proteção. Nos anos anteriores esta duna só era feita habitualmente em janeiro", explicou o autarca.

Manuel Dias lembra que este ano foram reparados os "rombos" que existiam na barreira em pedra, mas que a intervenção não é suficiente para travar as investidas do mar.

"É necessário criar uma proteção em pedra, em frente à capela, para travar o mar e fazer o reforço dos dois esporões a norte e sul da mesma que já tiveram mais comprimento", adiantou.

O presidente da Junta de Freguesia alerta, ainda, para a frágil situação da proteção a sul da capela que está também a ser bastante fustigada. "Se tivermos um inverno igual ao do ano passado pode haver alguns desmoronamentos", alertou.

A zona é particularmente sensível, porque existem habitações a poucos metros de distância e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da SIMRia.

Na opinião de Manuel Dias, a situação ideal seria a construção de um novo paredão. "Mas o ministro [do ambiente] já disse que não vai construir mais paredões na costa do país", lamentou.




Sem comentários: