Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Autárquicas 2025 - Disputas internas e candidaturas dissidentes agitam corrida em Espinho

 

 Disputas internas e candidaturas dissidentes agitam corrida em Espinho


 A pré-campanha autárquica em Espinho decorre num ambiente de tensão e fragmentação política, marcado por divisões internas, conflitos entre estruturas partidárias e lideranças contestadas, tornando o desfecho das eleições imprevisível


A atual presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz (independente), o vereador Luís Canelas (PS), o adjunto do primeiro-ministro Jorge Ratola (PSD), José llídio Sá (IL) e Pilar Gomes (CDU) são os cinco candidatos já anunciados à presidência desta autarquia do distrito de Aveiro que integra a Área Metropolitana do Porto.

Do lado socialista, Maria Manuel Cruz, que assumiu a presidência da autarquia após a renúncia de Miguel Reis, foi afastada da lista do PS para as autárquicas e optou por se candidatar como independente, desvinculando-se do partido.

Em seu lugar, o PS escolheu como cabeça de lista Luís Canelas, presidente da concelhia local e atual vereador sem pelouros, depois de ter perdido a confiança política do executivo municipal.

No PSD, inicialmente aprovado por unanimidade pela secção local, o nome de Ricardo Sousa, líder da concelhia, foi substituído pela direção nacional, que impôs como candidato Jorge Ratola, até então adjunto do primeiro-ministro. 

A decisão provocou forte contestação interna e ditou o fim da coligação que estava a ser preparada localmente com o CDS-PP.

Ricardo Sousa contestou formalmente a decisão da direção nacional, apresentando um pedido de impugnação da candidatura de Ratola, subscrito por mais de uma centena de militantes. O caso aguarda agora decisão do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD.

Solidário com Ricardo Sousa, o CDS-PP já anunciou que irá apresentar uma candidatura própria à câmara, embora ainda não tenha revelado quem será o cabeça de lista.

Também a Iniciativa Liberal (IL) irá disputar o sufrágio com lista própria, encabeçada por José llídio Sá, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, llídio Sá chegou a filiar-se no PSD em janeiro deste ano, mas apresenta-se agora na lista dos liberais.

Na CDU, a aposta recai em Pilar Gomes, professora licenciada em educação musical, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte e membro da Comissão Concelhia de Espinho do PCP.

O executivo municipal de Espinho é atualmente composto por sete elementos: Lurdes Ganicho, João Passos e Hélder Rodrigues, pelo PSD; Maria Manuel Cruz, Leonor Lêdo Fonseca e Lurdes Rebelo, pelo PS; e Luís Canelas, eleito pelo PS, mas agora sem pelouros, após a presidente lhe retirar a confiança política.

As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro.


Fonte : Lusa/Fim




Sem comentários: