Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 29 de março de 2008

15 propostas para mudar a cidade


Terminou, anteontem, o prazo para entrega de propostas no âmbito do concurso público para a elaboração do projecto de equipamentos e arranjos exteriores da plataforma à superfície liberta pelo rebaixamento da linha férrea no centro de Espinho. Foram admitidas 15 propostas, um número que provou que o concurso de ideias, a cujo vencedor será atribuído um prémio de 15 mil euros, foi considerado aliciante.

"Confirmou-se a nossa expectativa no que respeita ao interesse que este concurso iria suscitar junto dos gabinetes de arquitectura, não só por o próprio concurso ser aliciante, mas sobretudo pelo facto de permitir, àquele a que for adjudicado o projecto, ter o seu nome associado a uma obra desta importância", comentou o presidente da Câmara de Espinho, José Mota.

Apesar de ser ainda cedo para se saber qual a proposta que sairá vencedora, foi possível "espreitar" os 15 projectos e uma coisa é certa, não houve falta de imaginação na projecção daquele que poderá vir a ser o futuro rosto do centro da cidade.

A maioria das propostas apostou claramente nos espaços verdes, por vezes pontuados pelo elemento água, mas são várias as que são marcadamente "cinzentas", propondo diversas construções, incluindo blocos de habitação a custos controlados.

Muitas praças; jardins infantis; parques de estacionamento à superfície; esplanadas; espelhos de água; pérgulas que, quando cobertas por toldos, se transformam em espaços para todo o tipo de actividades; anfiteatros e até circuitos de manutenção para idosos.

As ideias são várias e caberá ao júri decidir qual a vencedora, mas ainda faltará bastante para começar a ver o tal novo rosto da cidade a surgir, neste caso, do nada. É que a empreitada terá igualmente de ser objecto de um ou mais concursos públicos para execução

quinta-feira, 27 de março de 2008

15 propostas para mudar a cidade

 

15 propostas para mudar a cidade



Terminou, anteontem, o prazo para entrega de propostas no âmbito do concurso público para a elaboração do projecto de equipamentos e arranjos exteriores da plataforma à superfície liberta pelo rebaixamento da linha férrea no centro de Espinho. 


Foram admitidas 15 propostas, um número que provou que o concurso de ideias, a cujo vencedor será atribuído um prémio de 15 mil euros, foi considerado aliciante.

"Confirmou-se a nossa expectativa no que respeita ao interesse que este concurso iria suscitar junto dos gabinetes de arquitectura, não só por o próprio concurso ser aliciante, mas sobretudo pelo facto de permitir, àquele a que for adjudicado o projecto, ter o seu nome associado a uma obra desta importância", comentou o presidente da Câmara de Espinho, José Mota.

Apesar de ser ainda cedo para se saber qual a proposta que sairá vencedora, foi possível "espreitar" os 15 projectos e uma coisa é certa, não houve falta de imaginação na projecção daquele que poderá vir a ser o futuro rosto do centro da cidade.

A maioria das propostas apostou claramente nos espaços verdes, por vezes pontuados pelo elemento água, mas são várias as que são marcadamente "cinzentas", propondo diversas construções, incluindo blocos de habitação a custos controlados.

Muitas praças; jardins infantis; parques de estacionamento à superfície; esplanadas; espelhos de água; pérgulas que, quando cobertas por toldos, se transformam em espaços para todo o tipo de actividades; anfiteatros e até circuitos de manutenção para idosos.

As ideias são várias e caberá ao júri decidir qual a vencedora, mas ainda faltará bastante para começar a ver o tal novo rosto da cidade a surgir, neste caso, do nada. 

É que a empreitada terá igualmente de ser objecto de um ou mais concursos públicos para execução




quinta-feira, 20 de março de 2008

O estranho caso do casaco azul

O estranho caso do casaco azul


Um casaco azul deixado, anteontem à noite, na praia da Baía, em Espinho, com uma suposta carta de despedida dando a entender que o autor pretendia suicidar-se, o que pode realmente ter acontecido, embora ainda não haja provas de tal, colocou em campo uma série de entidades e forças policiais que, ontem, tudo fizeram para desvendar o estranho caso.

O dito casaco terá sido encontrado cerca das 22 horas de anteontem por um cidadão que, dando-se conta da existência da referida carta, logo tratou de alertar as autoridades. PSP de Espinho e Bombeiros Voluntários Espinhenses deslocaram-se ao local, mas nenhum outro indício deu conta do possível suicídio no mar.

Lida a carta, agentes da PSP de Espinho puderam constatar que continha um número de telemóvel que veio a verificar-se ser de familiares do autor da carta que residem em Oliveira de Azeméis.

Contactados os familiares, estes explicaram à Polícia que a relação com o homem, com casa em Lourosa, em Santa Maria da Feira, não era muito próxima, mas, ainda assim, cederam a sua morada.

Chegados ao local, elementos da GNR de Lourosa deram com o portão da habitação fechado a cadeado, não encontrando vivalma na casa.

Entretanto, e atendendo à hipótese de o indivíduo ter mesmo entrado no mar com intenção de pôr termo à vida, elementos apeados da Polícia Marítima percorreram, ontem, as praias de Espinho, atentos a qualquer corpo estranho que pudesse aparecer, o que não aconteceu.

Ao JN, o comandante Martins dos Santos, da Capitania do Porto do Douro, explicou que outros meios, nomeadamente embarcações de busca e salvamento, não foram utilizados por não estar reunidos indícios suficientes que apontassem para o afogamento do indivíduo, na praia da Baía ou em qualquer outra praia das proximidades.

domingo, 16 de março de 2008

Túnel de Espinho - Linha do Norte

 


Túnel de Espinho 


A estrutura construída pode ser dividida em dois segmentos principais correspondentes às zonas em vala, construídas sobre as rampas de aproximação, e à zona em galeria, construída na secção central da nova infraestrutura ferroviária, onde se localiza a estação. 

Cada uma destas áreas foram subdivididas de acordo com a profundidade de escavação a realizar e com o tipo de secção transversal da solução estrutural adotada.A escavação foi realizada em segurança com a proteção de paredes diafragma com espessuras entre 0,8 e 1,0 m, e uma altura média de 10 m, executadas numa camada de areias de duna que assenta numa camada de xistos medianamente a pouco alterados.



Factos

Ano:  2005-2008

Cliente: 

REFER

 Serviços: 

Consultoria e assistência técnica em obra, Estudos geológicos e geotécnicos, Escavações e Terraplenagens, Instrumentação e Monitorização, Plano e análise de resultados