Guerra nas estradas

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O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

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AVISO

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Tunel prestes a acolher comboios

Túnel prestes a acolher comboios

Tudo aponta para que Espinho viva no próximo fim-de-semana um momento histórico.

É que está quase tudo pronto para que os comboios deixem definitivamente de passar à superfície, pelo meio da cidade, para o fazer ao longo do túnel subterrâneo.

Para já, continuam os trabalhos de ligação dos novos troços ferroviários à actual Linha do Norte, o que causou, nos dois passados fins-de-semana, incómodos aos utentes da CP que viram os comboios urbanos do Porto chegar aos seus destinos com atrasos na ordem dos 60 minutos.

 E se há duas semanas, a CP até pôs à disposição transportes rodoviários de substituição, o mesmo não sucedeu há oito dias, levando muitos passageiros a um quase ataque de nervos, até porque para muitos foram dias de trabalho.Este fim-de- semana não houve condicionamentos na circulação de comboios, o mesmo não se poderá dizer do próximo.

É que antes dos comboios começarem a passar em definitivo no túnel de Espinho, os necessários cortes de tensão para que decorram os trabalhos de ligação dos carris e da catenária vão previsivelmente provocar atrasos.A circulação ferroviária estará condicionada logo a partir da primeira hora da madrugada de sábado, continuando com interrupções até domingo, isto para que na segunda-feira já haja circulação nas duas linhas.

 Com o início do uso do túnel, deverá também abrir portas a nova estação, em frente ao Centro Comercial Palmeiras.




quarta-feira, 16 de abril de 2008

Execução das obras de rebaixamento da via no atrevessamento da cidade de Espinho



Execução das obras de rebaixamento da via no atrevessamento da cidade de Espinho


ENCERRAMENTO DA PASSAGEM DE NÍVEL AO KM 314+932 (PN - SILVALDE) E 315+615 (PN - MATADOURO)DESVIO DE TRÂNSITO 

Informa-se do encerramento das PN - Passagens de Nível acima discriminadas necessários ao desenvolvimento dos trabalhos de via-férrea e catenária a realizar no âmbito da empreitada em epígrafe.

 PASSAGEM DE NÍVEL AO KM 314+932 (PN – SILVALDE) Entre as 20h30 e as 24h00, de 12.04.2008

 Entre as 00h00 e as 08h45, de 13.04.2008 

Entre as 00h45 e as 07h00 e entre as 20h30 e as 24h00, de 19.04.2008 

Entre as 00h00 e as 08h45, de 20.04.2008 Entre as 01h00 e as 07h00 e entre as 23h00 e as 24h00, de 03.05.2008

 Entre as 00h00 e as 07h00 e entre as 20h45 e as 24h00, de 04.04.2008 Entre as 00h00 e as 07h00, de 07.05.2008 

 PASSAGEM DE NÍVEL AO KM 315+615 (PN – MATADOURO) 

 Entre as 00h00 de 28.04.2008 e as 07h00, de 05.05.2008 Informa-se ainda que para garantir o trânsito rodoviário durante os períodos de interdição nos restantes atravessamento localizados na zona abrangida pela obra, o guarnecimento das passagens de nível aos km 316+526 

(Rua 33), 316+890 (Rua 23) e 317+145 (Rua 15) serão assegurados por pessoal especializado da REFER.






terça-feira, 15 de abril de 2008

Feridos na linha ferrea





Feridos na linha férrea



Dois feridos foi o resultado de um acidente de trabalho, ontem, na obra de enterramento da linha férrea, em Espinho. 


De acordo com a informação prestada pela REFER os dois trabalhadores "sofreram uma queda em altura da plataforma onde estavam a efectuar trabalhos", adiantando que já estava a decorrer "um inquérito no sentido de apurar as circunstâncias deste acidente".

No local, trabalhadores e responsáveis pela obra remeteram-se ao silêncio, referindo que todos os comentários seriam feitos pela REFER.

Mas nos cafés nos arredores das obras a queda dos operários, ainda era comentada. 

"Seriam 9.30 horas e os dois operários estavam a trabalhar em cima de uma prancha no que vai ser uma saída de emergência, quando caíram", contou uma testemunha, sem adiantar quaisquer causas.

O número de emergência 112 recebeu o alerta pelas 9.30 horas, accionou os Bombeiros da Aguda e para o local dirigiram-se duas ambulâncias, uma do INEM e outra dos bombeiros, bem como uma viatura médica do Centro Hospitalar de Gaia.

Os dois trabalhadores (dois homens, um com 55 anos e outro com 44) foram transportados para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, onde receberam tratamento. 

O mais velho apresentava uma fractura exposta numa perna e o mais novo uma fractura num pé.

Ao fim da manhã de ontem, algumas horas depois do acidente, que ocorreu próximo da passagem de nível da Rua 33, os trabalhadores continuavam a realizar as suas tarefas para o rebaixamento da via férrea, trabalhos que deverão terminar em Junho. Virgínia Alves


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Túnel de Espinho - Linha do Norte

 


Túnel de Espinho 


A estrutura construída pode ser dividida em dois segmentos principais correspondentes às zonas em vala, construídas sobre as rampas de aproximação, e à zona em galeria, construída na secção central da nova infraestrutura ferroviária, onde se localiza a estação. 


Cada uma destas áreas foram subdivididas de acordo com a profundidade de escavação a realizar e com o tipo de secção transversal da solução estrutural adotada.

A escavação foi realizada em segurança com a proteção de paredes diafragma com espessuras entre 0,8 e 1,0 m, e uma altura média de 10 m, executadas numa camada de areias de duna que assenta numa camada de xistos medianamente a pouco alterados






sábado, 29 de março de 2008

15 propostas para mudar a cidade


Terminou, anteontem, o prazo para entrega de propostas no âmbito do concurso público para a elaboração do projecto de equipamentos e arranjos exteriores da plataforma à superfície liberta pelo rebaixamento da linha férrea no centro de Espinho. Foram admitidas 15 propostas, um número que provou que o concurso de ideias, a cujo vencedor será atribuído um prémio de 15 mil euros, foi considerado aliciante.

"Confirmou-se a nossa expectativa no que respeita ao interesse que este concurso iria suscitar junto dos gabinetes de arquitectura, não só por o próprio concurso ser aliciante, mas sobretudo pelo facto de permitir, àquele a que for adjudicado o projecto, ter o seu nome associado a uma obra desta importância", comentou o presidente da Câmara de Espinho, José Mota.

Apesar de ser ainda cedo para se saber qual a proposta que sairá vencedora, foi possível "espreitar" os 15 projectos e uma coisa é certa, não houve falta de imaginação na projecção daquele que poderá vir a ser o futuro rosto do centro da cidade.

A maioria das propostas apostou claramente nos espaços verdes, por vezes pontuados pelo elemento água, mas são várias as que são marcadamente "cinzentas", propondo diversas construções, incluindo blocos de habitação a custos controlados.

Muitas praças; jardins infantis; parques de estacionamento à superfície; esplanadas; espelhos de água; pérgulas que, quando cobertas por toldos, se transformam em espaços para todo o tipo de actividades; anfiteatros e até circuitos de manutenção para idosos.

As ideias são várias e caberá ao júri decidir qual a vencedora, mas ainda faltará bastante para começar a ver o tal novo rosto da cidade a surgir, neste caso, do nada. É que a empreitada terá igualmente de ser objecto de um ou mais concursos públicos para execução

quinta-feira, 27 de março de 2008

15 propostas para mudar a cidade

 

15 propostas para mudar a cidade



Terminou, anteontem, o prazo para entrega de propostas no âmbito do concurso público para a elaboração do projecto de equipamentos e arranjos exteriores da plataforma à superfície liberta pelo rebaixamento da linha férrea no centro de Espinho. 


Foram admitidas 15 propostas, um número que provou que o concurso de ideias, a cujo vencedor será atribuído um prémio de 15 mil euros, foi considerado aliciante.

"Confirmou-se a nossa expectativa no que respeita ao interesse que este concurso iria suscitar junto dos gabinetes de arquitectura, não só por o próprio concurso ser aliciante, mas sobretudo pelo facto de permitir, àquele a que for adjudicado o projecto, ter o seu nome associado a uma obra desta importância", comentou o presidente da Câmara de Espinho, José Mota.

Apesar de ser ainda cedo para se saber qual a proposta que sairá vencedora, foi possível "espreitar" os 15 projectos e uma coisa é certa, não houve falta de imaginação na projecção daquele que poderá vir a ser o futuro rosto do centro da cidade.

A maioria das propostas apostou claramente nos espaços verdes, por vezes pontuados pelo elemento água, mas são várias as que são marcadamente "cinzentas", propondo diversas construções, incluindo blocos de habitação a custos controlados.

Muitas praças; jardins infantis; parques de estacionamento à superfície; esplanadas; espelhos de água; pérgulas que, quando cobertas por toldos, se transformam em espaços para todo o tipo de actividades; anfiteatros e até circuitos de manutenção para idosos.

As ideias são várias e caberá ao júri decidir qual a vencedora, mas ainda faltará bastante para começar a ver o tal novo rosto da cidade a surgir, neste caso, do nada. 

É que a empreitada terá igualmente de ser objecto de um ou mais concursos públicos para execução




quinta-feira, 20 de março de 2008

O estranho caso do casaco azul

O estranho caso do casaco azul


Um casaco azul deixado, anteontem à noite, na praia da Baía, em Espinho, com uma suposta carta de despedida dando a entender que o autor pretendia suicidar-se, o que pode realmente ter acontecido, embora ainda não haja provas de tal, colocou em campo uma série de entidades e forças policiais que, ontem, tudo fizeram para desvendar o estranho caso.

O dito casaco terá sido encontrado cerca das 22 horas de anteontem por um cidadão que, dando-se conta da existência da referida carta, logo tratou de alertar as autoridades. PSP de Espinho e Bombeiros Voluntários Espinhenses deslocaram-se ao local, mas nenhum outro indício deu conta do possível suicídio no mar.

Lida a carta, agentes da PSP de Espinho puderam constatar que continha um número de telemóvel que veio a verificar-se ser de familiares do autor da carta que residem em Oliveira de Azeméis.

Contactados os familiares, estes explicaram à Polícia que a relação com o homem, com casa em Lourosa, em Santa Maria da Feira, não era muito próxima, mas, ainda assim, cederam a sua morada.

Chegados ao local, elementos da GNR de Lourosa deram com o portão da habitação fechado a cadeado, não encontrando vivalma na casa.

Entretanto, e atendendo à hipótese de o indivíduo ter mesmo entrado no mar com intenção de pôr termo à vida, elementos apeados da Polícia Marítima percorreram, ontem, as praias de Espinho, atentos a qualquer corpo estranho que pudesse aparecer, o que não aconteceu.

Ao JN, o comandante Martins dos Santos, da Capitania do Porto do Douro, explicou que outros meios, nomeadamente embarcações de busca e salvamento, não foram utilizados por não estar reunidos indícios suficientes que apontassem para o afogamento do indivíduo, na praia da Baía ou em qualquer outra praia das proximidades.

domingo, 16 de março de 2008

Túnel de Espinho - Linha do Norte

 


Túnel de Espinho 


A estrutura construída pode ser dividida em dois segmentos principais correspondentes às zonas em vala, construídas sobre as rampas de aproximação, e à zona em galeria, construída na secção central da nova infraestrutura ferroviária, onde se localiza a estação. 

Cada uma destas áreas foram subdivididas de acordo com a profundidade de escavação a realizar e com o tipo de secção transversal da solução estrutural adotada.A escavação foi realizada em segurança com a proteção de paredes diafragma com espessuras entre 0,8 e 1,0 m, e uma altura média de 10 m, executadas numa camada de areias de duna que assenta numa camada de xistos medianamente a pouco alterados.



Factos

Ano:  2005-2008

Cliente: 

REFER

 Serviços: 

Consultoria e assistência técnica em obra, Estudos geológicos e geotécnicos, Escavações e Terraplenagens, Instrumentação e Monitorização, Plano e análise de resultados