Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quinta-feira, 4 de abril de 2024

IP sobe preço base de duas empreitadas da reabilitação da Linha do Vouga / Vouguinha

 

IP sobe preço base de duas empreitadas da reabilitação da Linha do Vouga



A Infraestruturas de Portugal (IP) aumentou quase para o dobro o preço base de duas empreitadas incluídas na requalificação da Linha do Vouga, segundo despachos publicados hoje em Diário da República.


Uma das situações tem a ver com o contrato para a renovação da superestrutura de via no troço entre Aveiro e Águeda, que tinha como preço base o valor de 4,35 milhões de euros.

No despacho consultado pela Lusa, a IP refere que este preço base “não contemplava o aumento generalizado das matérias-primas e materiais de construção aplicáveis à presente empreitada”, tendo sido necessário proceder a uma reavaliação do preço base de empreitada, que foi agora fixado em 7,75 milhões de euros.

O conselho de administração executivo da IP procedeu ainda à reprogramação de encargos necessários à concretização do referido contrato, tendo em conta que a obra tem execução plurianual, determinando uma verba de dois milhões de euros para o ano de 2025 e uma tranche de 5,75 milhões de euros para 2026.

Quanto à renovação da superestrutura de via entre Espinho e Vila da Feira, que tinha um preço base de 4,375 milhões de euros, a IP chegou a lançar um concurso mas, segundo fonte da empresa, “não foram apresentadas propostas válidas”.

A IP decidiu assim proceder ao lançamento de um novo procedimento pré-contratual agora pelo valor de 7 milhões de euros, tendo ainda sido autorizada a assunção do respetivo encargo plurianual, que prevê um gasto de seis milhões de euros em 2025 e o restante em 2026.

O plano de requalificação da Linha do Vouga abrange os 96 quilómetros de extensão da via, entre Espinho e Aveiro, e contempla a renovação da superestrutura de via, com substituição integral de carril, travessas e fixações, balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível.

Neste momento, de acordo com fonte da IP, já está concluída a renovação dos troços Sernada do Vouga - Águeda e Vila da Feira – Oliveira de Azeméis e, no primeiro trimestre deste ano, deverá arrancar a obra para a renovação do troço entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.

Segundo a empresa responsável pela gestão da infraestrutura integrante da Rede Ferroviária Nacional, a reabilitação da Linha do Vouga irá permitir alcançar vários benefícios, nomeadamente a melhoria da mobilidade, o reforço da segurança com a redução da sinistralidade e de congestionamento e a redução dos tempos de viagem.


Fonte : Lusa/Fim






Sem comentários: