Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Rede Unir terá quatro novas linhas em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira

 



Rede Unir terá quatro novas linhas em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira


A rede de autocarros Unir, que serve a Área Metropolitana do Porto (AMP), terá quatro novas redes em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira, havendo ainda mudanças noutras duas, divulgou hoje o município à Lusa.


De acordo com uma informação adiantada por fonte oficial da Câmara de Gaia à Lusa, "na próxima segunda-feira, 20 de maio, entrarão em vigor os novos horários da Unir [no lote 4], fruto da auscultação do município aos cidadãos, bem como de um trabalho contínuo de articulação entre o município, a Área Metropolitana do Porto e o operador", a Transportes Beira Douro (pertencente à Auto Viação Feirense).

Além dos novos horários do lote que serve Gaia e Espinho, que "reforçam as frequências nas horas de ponta e a oferta nos períodos noturnos e tentam, também, colmatar todas as incompatibilidades que foram identificadas pelos agrupamentos de escolas", vão ser criadas novas quatro linhas e alteradas duas.

Nas alterações, destaque para a mudança da designação do serviço de autocarro 'metrobus', que passará a ser a linha 9083, "preservando o seu trajeto atual, ligando a zona de Baiza à Estação de Metro de D. João II", e da linha 9038, que "passará a realizar a ligação entre Camalhões e a Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho, servindo no seu trajeto neste concelho as zonas de Vendas de Grijó, Loureiro, Mosteiro de Grijó e Póvoa de Grijó".

Entre as novas linhas está a 9084 (São Miguel - São Miguel [circular]), já que como "entra em vigor o novo percurso da linha 9038 - Camalhões – Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida (Espinho)", a linha circular das Escolas do Olival passa a ser realizada pela 9084.

As restantes novidades dizem respeito às linhas 9067 (Vila d'Este - Freixieiro), 9085 (Póvoa de Grijó - Jardim do Morro) e 9086 (Escolas de Canelas - Jardim do Morro).

A linha 9067 "ligará Vila D’Este a Oliveira do Douro, servindo o Monte da Virgem, Hospital Santos Silva, Igreja de Vilar de Andorinho, Estrada Nacional 222, Escola de Baiza e Escolas do Freixieiro".

Já a linha 9085 "reproduz o trajeto da antiga linha 30P, servindo ao longo do seu percurso as zonas de Corvadelo, Serzedo, Estrada da Rainha, Pedrinhas Brancas, seguindo pela N1-15 até às Escolas de Valadares e servindo igualmente a zona da Junqueira, Laborim, Santo Ovídio, Soares dos Reis e João de Deus".

Por fim, a linha 9086 "reproduz o trajeto da antiga linha 50, servindo ao longo do seu percurso a zona de Cadavão, Escolas de Valadares, Rua do Jardim, Soares dos Reis, Largo dos Aviadores e Câmara de Gaia".

A rede Unir começou a operar em toda a AMP no feriado de 01 de dezembro de 2023, tendo o seu primeiro 'teste de fogo' na segunda-feira seguinte, 04 de dezembro.

A nova rede de 439 linhas e nova imagem substituiu os cerca de 30 antigos operadores privados rodoviários na AMP, e os primeiros meses de operação foram alvo de muitas críticas em toda a região.

No lote Norte Nascente (Santo Tirso/Valongo/Paredes/Gondomar) opera a Nex Continental Holdings, no Norte Poente (Póvoa de Varzim/Vila do Conde), a Porto Mobilidade, no Sul Nascente (Santa Maria da Feira/São João da Madeira/Arouca/Oliveira de Azeméis/Vale de Cambra) a Xerbus, no Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) a Transportes Beira Douro e no Norte Centro (Maia/Matosinhos/Trofa) a Vianorbus.


Fonte : Lusa/Fim




Sem comentários: