Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 12 de novembro de 2006

'Stuart' é o filme mais premiado do 30.º Cinanima



'Stuart' é o filme mais premiado do 30.º Cinanima


"Stuart", de Zepe


João Antunes

País com largas tradições na animação, a República Checa foi a grande vencedora da 30.ª edição do Cinanima, cujos prémios foram entregues ontem à noite. A honra deveu-se ao filme "Carnaval dos animais", de Michaela Pavlatova, que usa no seu filme, sobre duas sociedades em confronto, a dos homens e a das mulheres, técnicas tão diferenciadas como marionetas, plasticina, areia, recortes e computador.

O Grande Prémio Tóbis, entregue pelo júri internacional a um dos filmes portugueses a concurso, foi para "Stuart", de José Pedro Cavalheiro, também conhecido como Zepe, e que assina aqui a que é já a obra de referência na animação portuguesa deste ano. Convidando-nos a uma deambulação pelas zonas mais sórdidas de Lisboa, a partir da obra gráfica de Stuart Carvalhais, o filme obteve ainda o Prémio António Gaio, a que concorreram 17 filmes de produção nacional e o prémio para a melhor banda sonora original, provando que o filme de Zepe não se esgota na inspiração gráfica de Stuart, oferecendo-nos ainda uma "viagem" aos sons da capital. O júri da secção Jovem Cineasta Português premiou "Mais perto das nuvens, mais perto dos sonhos", na categoria cineastas até aos 18 anos, e ainda o filme "Porquê".

O júri internacional entregou ainda o seu Prémio Especial à produção canadiana "Tower bawher", de Theodore Ushev, nascido na Bulgária, e que no seu filme evoca o fervilhante período artístico do construtivismo russo, movimento nascido após a revolução de 1917. Este filme faz parte de um grupo de títulos escolhidos pelo júri da 2, e que serão oportunamente exibidos no programa onda Curta.

Desse lote faz ainda parte o divertidíssimo "Dreams and desires - Family ties", sobre as atribuladas filmagens de um casamento. Com este seu filme, a britânica Joanna Quinn, que há sete anos não ia a um festival de cinema, escolhendo o Cinanima para o "regresso", venceu também o Prémio José Abel. Finalmente, o júri final das longas-metragens, que tinha à sua escolha quatro títulos, optou por entregar o seu prémio a "Os Christies", do inglês Phil Mulloy, uma colecção de cenas sobre a vida de uma típica família, inglesa e psicótica

2 comentários:

merdinhas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
merdinhas disse...

Excelente mostra de animação.

Com o destaque devido a "Stuart" e a Zepe, houve vários filmes de que gostei bastante.
"Bird calls", por exemplo.