Milhares festejam Senhora da Ajuda no meio das obras
Milhares de pessoas são esperadas, amanhã, em Espinho, para assistirem a procissão de Nossa Senhora da Ajuda. que depois de sair as 17 horas, da capela junto a passagem de nível da Rua 23. percorrera ceca de dois quilómetros em pleno centro da cidade, agora transformado num autêntico estaleiro devido ás obras de rebaixamento da linha-férrea.
E se há bastante tempo que as dificuldades de circulação vêm sendo uma dor de cabeça para muitos o melhor será mesmo optai pelo comboio, ate porque o estacionamento, já agora verdadeiramente caótico. Será proibido durante o dia de amanhã nas ruas 2.18 19 e 23 bem como na Avenida 8.
Praia desespero dos comerciantes, sobretudo do ramo da restauração. o impacto das obras, durante esta época de festa, não se faz senti apenas no trânsito ou na falta de estacionamento.
E que. desde que as obras começaram, todas as diversões, as roulottes de comes e bebes, bem como os vendedores ambulantes, foram obrigados a mudar-se dos tradicionais locais da Avenida 8.
Junto ao caminho-de-ferro. praia a zona do Rio Largo e praia o terreno junto ao pavilhão da Académica, a norte da cidade
As perdas financeiras cisem. são catastróficas, já que o movimento de pessoas foi totalmente desviado.
"Era aqui um arraial como há poucos no pais.
As noites de sexta e sábado eram uma animação só.
Agora, só esperamos ganhai um pouco mais no dia da procissão porque passa aqui em frente.
E verdade que as obras tem de ser feitas, mas que estão a ser desastrosas para muitos, ninguém o pode negar, criticou António Inácio empregado de café.
"A animação que antes se sentia no centro da cidade, com milhares de pessoas a percorrerem a Avenida 8 desapareceu pois completo.
É uma tristeza que da do.
Ate parece que este ano não há Senhora da Ajuda”, lamentou Olga Mailnháo. peixeira.
Se o lado profano da festa parece estar morno, ja tudo indica que o lado religioso esta em alta.
Segundo Romeu Vito da Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda, a devoção esta a crescei como nunca.
E isso deve-se em grande parte, segundo Romeu Vito ao papel do jovem pároco de Espinho.
José Pedro Azevedo.
"Basta assistir ás novenas que têm sido levadas a cabo.
Antes, pouquíssima gente aparecia: agora, estão repletas de pessoas e muitas delas jovens que nunca antes sequer apareciam na igreja.
Tudo isso se deve ao padre José Pedro' explicou Romeu Vitó. Sagrado e profano.
As festas em honra da Nossa Senhora da Ajuda terminam no próximo dia 21 com os concertos de Fred Carvalho e da dupla Miguel e Miguel, que terá lugar no Bairro Piscatório de Silvalde
.
Hoje. subirão ao palco do largo da Cámaia as bandas de Espinho e de Silvalde. bem como J.M Baptista.
Paulo Julião e Bernardo Hemique que actuarão a partir das 21 30 horas. Isto enquanto na praia da eia entra em cena a Bandaneia.
O ponto alto da noite será, como sempre. o espectáculo pirotécnico. com inicio às 24 horas.
Amanhã, o destaque vai para os concertos das bandas de Paramos e de Melres. bem como de Irene Vieira.
Olga Duarte e José Raulno lago da Camara e ainda do giupo Brisa do Mar. na praia da Baia.
No lado sagrado da festa. hoje. havei à missa de vigília na Capela de Nossa Senhora da Ajuda, as 21.30 horas. Amanhã, a missa das 11 horas, na mesma capela, será de Senhora da Ajuda
Sem comentários:
Enviar um comentário