Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 19 de maio de 2019

“Pensar a Escrita” com Joaquim Correia Bernardo 2019




Coronel de cavalaria esteve em Espinho, onde apresentou o livro "Santarém, uma cidade que faz história"

Decorreu na passada sexta feira (17 maio), na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva mais uma sessão do "Pensar a Escrita".

Nesta edição, o Pensar a Escrita contou com um convidado muito especial, o Coronel de Cavalaria Joaquim Manuel Correia Bernardo, que veio a Espinho apresentar o livro "Santarém Uma Cidade que faz História".

Natural de Santarém e atualmente com 79 anos, o autor ingressou na Academia Militar onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares.

Na Escola Prática de Cavalaria (EPC) exerceu funções ligadas à formação dos Cursos de Oficiais e Sargentos Milicianos e do Quadro Permanente da Arma de Cavalaria. Chefiou o Distrito de Recrutamento e Mobilização de Santarém e foi Subdiretor da Direção de Recrutamento, em Lisboa. Em 1968 foi ferido gravemente no teatro de operações da Guiné. De volta à Escola Prática de Cavalaria já com a patente de Capitão organizou e coordenou toda a ação da EPC no seio do Movimento dos Capitães.

Trata-se de uma importante obra que já é um documento histórico, para a compreensão da génese do golpe de Estado que conduziu à Revolução de Abril de 1974.

Com uma escrita objetiva suportada por fontes primárias, o Coronel Joaquim Correia Bernardo descreve de uma forma exemplar todos os acontecimentos de que ele próprio foi ator e que ocorreram entre 20 de julho de 1973 e o dia 25 de abril de 1974, não esquecendo a guerra nas antigas colónias portuguesas, os problemas de carreiras dentro da hierarquia militar, a formação da Comissão Coordenadora que levou à constituição do Movimento dos Capitães, o papel desempenhado pelo Capitão Fernando Salgueiro Maia e toda a preparação do golpe de Estado no seio da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.

Assistiram à sessão antigos oficiais do exército e um público muito atento e esclarecido que levantou várias questões. Durante o dia de sexta Joaquim Correia Bernardo esteve à conversa com alunos das Escolas Gomes de Almeida e Manuel Laranjeira.

Sem comentários: