Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 7 de julho de 2019

Investimento no sistema de distribuição e adução da rede de água, com vista ao controlo e redução de perdas



Investimento no sistema de distribuição e adução da rede de água, com vista ao controlo e redução de perdas

O Município de Espinho viu aprovada a candidatura ao POSEUR para a operação de Investimento no Sistema de Distribuição e Adução de Água de Espinho com vista ao controlo e redução de perdas no valor total de €1.329.642,35, dos quais €476.312,79 são comparticipados pelo fundo de coesão. O prazo de execução desta empreitada é de 24 meses, pelo que a conclusão da obra está prevista para abril 2021.
A operação visa apoiar investimentos nos sistemas em baixa com vista ao controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água. Enquadra-se na estratégia de longo prazo para a sustentabilidade ambiental, económica e financeira dos sistemas do município. Tem como objetivos:
A diminuição da ocorrência de roturas em infraestruturas de distribuição de água, de avarias em condutas e de falhas no abastecimento de água;
A redução das perdas de água no sistema de abastecimento de água;
O aumento da qualidade do serviço prestado aos utentes;
A transição para o conceito de "Água Inteligente", com crescente digitalização dos sistemas de abastecimento de água do concelho;
O aumento da sustentabilidade económica e ambiental do sistema de abastecimento de água do município de Espinho, bem como do próprio sistema multimunicipal gerido pela Água do Douro e Paiva apoiar investimentos nos sistemas em baixa com vista ao controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água.
A operação contempla um conjunto de investimentos. A saber:
» Reabilitação de 4 zonas da rede de abastecimento de água da cidade de Espinho (substituição de condutas), que inclui a substituição da rede existente nas seguintes zonas do concelho:
Zona 1 - zona envolvente entre as ruas 7 e 15 e entre as ruas 20 e 8.
Zona 2 - rua 19 (entre a rua 22 e a rotunda da rua da Congosta);
Zona 3 - rua Santo António (Silvalde)
Zona 4 - conduta adutora e rede de abastecimento da zona da Cavada Velha, entre a rua do Souto e a rua da Cavada Velha (Anta).
Esta intervenção beneficiará uma área com 22.385 pessoas e 11.971 alojamentos, que representa mais de 70% da população e de 75% dos alojamentos familiares clássicos do concelho.

» Intervenção em 2 dos 5 reservatórios que integram a rede de abastecimento de água do concelho.

» Instalação de medidores de caudal em todos os subsistemas de abastecimento de água do concelho, de forma a permitir a deteção ativa de fugas, o planeamento da substituição de condutas, o controlo do volume de perdas reais por zona de medição e a intervenção imediata em situação de roturas na rede, antes de serem visíveis à superfície.

» Aquisição de equipamentos de deteção de fugas (geofone e loggers).

» Implementação de sistema de telegestão que contempla um investimento num sistema para gestão da rede de abastecimento de água do concelho (hardware e software), nomeadamente:
   - Instalação de fibra ótica para interligação RE0/Servidor - Rua 19 Nascente (Zona de Intervenção 2);
   - Instalação de fibra ótica para interligação - conduta adutora e rede de abastecimento da zona da Cavada Velha (Zona de Intervenção 4);
   - Criação de datacenter de telegestão, servidor de base de dados e bastidores de comunicação em fibra ótica.

» Aquisição de software de gestão de perdas.

Trata-se de uma operação que visa a otimização e gestão dos recursos e infraestruturas existentes - pela redução das perdas - e a melhoria da qualidade do sistema - pela introdução de mecanismos inovadores e inteligentes de controlo e medição - assegurando-se a sustentabilidade do sistema.


Sem comentários: