Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Instalação de Zonas de Medição e Controlo de água

 


Instalação de Zonas de Medição e Controlo de água 



Com o objetivo de melhorar a gestão da rede e combater as perdas de água no concelho, a Câmara Municipal de Espinho vai instalar 23 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) em pontos estratégicos da rede de distribuição de água.


Com este novo sistema de gestão será possível monitorizar ao minuto a rede, identificar precocemente roturas e perdas de água, permitindo uma maior eficiência no planeamento das reabilitações, das infraestruturas de abastecimento, de campanhas de deteção de fugas e melhoria da qualidade da água.

Os serviços municipais, com a instalação deste novo sistema de telegestão, vão ter acesso à informação real sobre o estado dos reservatórios e da quantidade de água armazenada, recebendo alertas na hora para as perdas de água, seja por rotura ou utilização anómala, e consequentes reduções dos volumes de água armazenada.

Com a instalação das Zonas de Medição e Controlo será possível detetar fugas de água e localizar os locais de perda mesmo antes destas se tornarem visíveis na via pública, minimizando significativamente o desperdício de água.

O investimento na instalação das Zonas de Medição e Controlo é superior a 410 mil euros, financiado pelo POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.


Para Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, o objetivo desta intervenção é reduzir as perdas de água que neste momento ainda rondam 35% da água. 

 "É prioritário este investimento. 

A rede de abastecimento de água no concelho de Espinho está velha e em muito mau estado de conservação. 

Esta requalificação que agora estamos a executar é sem dúvida um investimento a pensar nas gerações futuras pois vai permitir uma redução significativa do desperdício de água que atualmente ocorre provocada pelas constantes roturas da rede", 

afirma o autarca.






Sem comentários: