segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Banhos voltaram esta tarde a ser permitidos na Baía de Espinho

 

Banhos voltaram esta tarde a ser permitidos na Baía de Espinho



 A ida a banhos na Praia da Baía, em Espinho, voltou hoje a ser autorizada, depois de as análises efetuadas às respetivas águas, na sequência de reações alérgicas em oito crianças, terem passado a evidenciar resultados normais.


O levantamento da interdição que vigorava desde a semana passada nessa porção de costa do distrito de Aveiro estava previsto apenas para a próxima quarta-feira, mas os testes laboratoriais hoje divulgados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já evidenciaram parâmetros regulares.

“A interdição na Praia da Baía foi levantada. As análises efetuadas pela APA estão normais”, revelou esta tarde à Lusa o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, Pedro Louro.

O desaconselhamento da ida a banhos na Praia da Baía foi implementado pela Proteção Civil, sob o controlo da Polícia Marítima, como medida preventiva na sequência de oito casos de prurido e urticária detetados na passada quarta-feira em oito crianças com idades dos sete aos 10 anos, imediatamente após a sua ida ao mar.

Fonte oficial da Câmara Municipal de Espinho diz que que a proibição se verificou “por precaução”, já que as análises laboratoriais conduzidas após o incidente foram “inconclusivas” e não permitiram identificar nenhuma bactéria ou elemento químico em concreto que pudesse ter causado a referida reação alérgica.

Os últimos testes da APA tiveram, contudo, resultados normais, pelo que, de hoje em diante, as análises às águas dessa praia retomarão a sua periodicidade habitual, sendo que, no caso de Espinho, essas “são efetuadas regularmente às segundas-feiras”.

 

Fonte Lusa/Fim






Sem comentários: