Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

terça-feira, 23 de novembro de 2021

60% dos jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes no interior de Portugal, consideram mudar-se para o litoral

 

60% dos jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes no interior de Portugal, consideram mudar-se para o litoral

 

 

     Estudo realizado à população portuguesa identifica as oportunidades de emprego e de educação como as razões mais apontadas para essa eventual mudança;

 

     53% dos jovens entre os 25 e os 34 anos residentes no interior consideram que a oferta cultural não está pensada para eles, enquanto que apenas 37% dos jovens com a mesma idade no litoral pensam o mesmo;

 

     O estudo faz parte do conteúdo do “Pequeno Livro Aberto Sobre o Interior”, lançado hoje pelo Gerador;

 

Lisboa, 23 de novembro de 2021


- O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, lança hoje o “Pequeno Livro Aberto sobre o interior”. 

Este ensaio  surge na sequência da análise dos resultados de uma sondagem de opinião que o Gerador realizou entre março e abril de 2021, com uma amostra de 1200 entrevistas, e das reflexões que resultaram da primeira edição do festival “Visit Portugal Descobre o Teu Interior”, um fórum de debate alargado sobre o futuro do interior do país. 

A segunda edição do festival irá realizar-se no próximo ano.

 Cerca de 25% dos portugueses que responderam à sondagem afirmaram viver no interior, apesar de apenas 17% viver nos concelhos identificados pelo Programa Nacional para a Coesão Territorial como territórios do interior. 

Dentro do grupo de pessoas que afirmaram viver no interior do país, cerca de 25% responderam que considerariam a possibilidade de se mudarem para uma localidade no litoral

Esse valor é ainda mais significativo na faixa etária mais jovem, onde 60% das pessoas entre os 15 e os 24 anos consideram fazer essa mudança.

 Já na faixa etária dos 45-54 anos, 32% considera mudar-se  para o litoral, sendo a  vida cultural mais ativa e maior variedade de entretenimento as principais razões apontadas. 

A procura pelo entretenimento e pela vida cultural é mais relevante para a faixa etária entre os 25 e os 34 anos, não parecendo significativa para os restantes grupos etários. 

53% dos jovens entre os 25 e os 34 anos residentes no interior consideram que a cultura não está pensada para eles, enquanto que apenas 37% dos jovens com a mesma idade no litoral pensam o mesmo.

 No estudo é ainda avaliada a relação dos portugueses com os meios de comunicação social.  

A televisão continua a ser o meio através do qual a esmagadora maioria da população portuguesa obtém informação, com uma percentagem de mais de 90%, mesmo entre os mais jovens. 

Os sites de notícias ocupam o segundo lugar, sendo os indivíduos entre os 25-34 anos quem  mais utiliza esse meio. 

Em terceiro lugar, para todas as faixas etárias, exceto a mais nova, surge a palavra de amigos ou familiares. 

Para os mais jovens, entre os 15 e os 24 anos, independentemente de residirem no interior ou litoral, este lugar é ocupado pelo Instagram

Também o Facebook é bastante utilizado como meio para obter informação entre aqueles que possuem 25-34 anos (com 77,8%), sendo ainda mais utilizado, dentro deste intervalo de faixa etária, por aqueles que consideram viver no interior, 84,4%.

 O “Pequeno Livro Aberto Sobre o Interior” está organizado em quatro secções, entre uma análise ao estudo, textos de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial e de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, uma reportagem de investigação sobre o interior e entrevistas com personalidades como António Bento Caleiro, professor da Universidade de Évora, a antropóloga Ana Carolina Gomes, Catarina Sales Oliveira, Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e Rita Lucas Narra, bolseira de doutoramento no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

 Desde o último trimestre de 2020 que o Gerador passou a dedicar parte da sua atividade de investigação, jornalismo e iniciativas ao interior do país e aos territórios de baixa densidade populacional.

 

 

Sobre o Gerador: 

O Gerador é uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. 

Mais informações em gerador.eu 

 

Síntese Ficha Técnica


O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. 

A amostra, com 1200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população-alvo em cada estrato.

 As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 27 de abril de 2021, através de um questionário feito online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). 

Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95 %. 

A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,13 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,12 pontos percentuais.

A supervisão técnica do estudo foi feita pela Qmetrics.





Sem comentários: