Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 11 de abril de 2020

Laboratório reabre centro no Europarque da Feira e deixa de trabalhar ao domingo

O Laboratório Germano de Sousa, que gere o rastreio à covid-19 no Europarque, em Santa Maria da Feira, previa fechar até segunda-feira, mas reabriu hoje e deixará de funcionar aos domingos.

Em causa está um retrocesso na decisão inicial do laboratório, que previa suspender, entre sexta-feira (dia 10) e este domingo, a realização de exames neste espaço de congressos do distrito de Aveiro.

"Na quinta-feira prevíamos encerrar todos os centros de rastreio pequenos durante três dias e, de facto, incluímos nessa lista o do Europarque, o que não devia ter acontecido", disse hoje fonte oficial do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

A estrutura clínica reabriu assim esta manhã, laborando de forma contínua até às 16:00, mas, segundo a administração do laboratório, não voltará a funcionar aos domingos.

"A partir de segunda-feira, o centro de testes do Europarque funcionará apenas aos dias úteis e sábados. Durante a semana mantém-se o horário anterior, das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00, e aos sábados o trabalho será contínuo, das 09:00 às 16:00", revela a mesma fonte.

A situação tem gerado críticas na região. Na passada quinta-feira, a Câmara Municipal da Feira anunciou a suspensão do rastreio por três dias: "Devido ao encerramento do Laboratório Germano de Sousa nos dias 10, 11 e 12 de abril, o centro de testes à covid-19 no Europarque estará encerrado a partir até ao próximo domingo, retomando a atividade no dia 13 de abril".

A coordenação distrital de Aveiro do BE classificou esta pausa temporária como "verdadeiramente incompreensível", por envolver uma entidade privada convencionada com o Serviço Nacional de Saúde para servir "vários municípios, numa altura em que se exige testes a todos os casos com algum sintoma enquadrável na covid-19".

O partido criticou também que o laboratório só estivesse a realizar cerca de 80 exames por dia quando a capacidade inicialmente anunciada pela Câmara era de 400, uma redução que a autarquia liderada pelo PSD também vinha reconhecendo há vários dias.

Contactada pela Lusa na sexta-feira, fonte oficial do Laboratório Germano de Sousa referiu, contudo, que a análise do BE derivava de um erro na informação inicial divulgada pela Câmara: "Nunca houve capacidade para realizar 400 testes por dia no Europarque. Os 400 testes seriam o número previsto para os seis centros de rastreio à covid-19 que temos a funcionar em toda a região Norte", referiu.

A autarquia contestou essa perspetiva, dizendo que a informação que recebera era a de que "os 400 testes diários se referiam única e especificamente ao Europarque", e esta manhã, no seguimento das reações à posição do BE e às críticas do público no Facebook, anunciou a reabertura do centro de rastreio, alegando que a "indignação manifestada pelo presidente da Câmara" levou "à reconsideração da decisão anteriormente tomada".

A administração do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa indica, no entanto, que "não houve qualquer manifestação de indignação" por parte da autarquia.

"O email enviado na quinta-feira à Câmara não motivou qualquer queixa", disse fonte oficial do laboratório, lamentando "todo o aproveitamento político que se está a fazer da situação".

A mesma fonte repetiu, aliás, que a capacidade diária do rastreio a realizar no Europarque se manterá nos "80 testes diários", que é o número "realista" de exames para se garantir uma divulgação atempada de resultados, considerando que os recursos humanos e técnicos do laboratório são responsáveis por mais cinco centros de diagnóstico no Norte.

O centro de testes à covid-19 instalado do Europarque resulta da disponibilização desse equipamento empresarial no âmbito de um acordo de colaboração envolvendo não apenas a Câmara da Feira, mas também as restantes autarquias da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria - Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra -, num universo de cerca de 350.000 utentes.

FONTE : Lusa/Fim

Sem comentários: