Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 14 de novembro de 2020

Obras sobre a Virgem Maria e com texto de Regina Guimarães vencem 44.º Cinanima

 

Obras sobre a Virgem Maria e com texto de Regina Guimarães vencem 44.º Cinanima



As curtas-metragens "Altötting", que Andreas Hykade dedica à Virgem Maria, e "Elo", que Alexandra Ramires escreveu com Regina Guimarães, venceram hoje a 44.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, revelou a organização.

Habitualmente promovido em formato presencial em diversas salas desse concelho do distrito de Aveiro, o certame decorreu este ano exclusivamente através da internet, disponibilizando os cerca de 300 filmes da competição e do seu programa paralelo através de uma plataforma online.

O júri que avaliou a competição internacional era composto por Manuel Mozos, Jayne Pilling e Florence Miailhe, e entregou o Grande Prémio Cinanima a "Altötting", obra de 11 minutos em que o alemão Andreas Hykade revela como na cidade que dá nome ao filme descobriu a sua paixão de infância pela Virgem Maria.

Já na competição portuguesa, avaliada por Bruno Caetano, Vier Nev e Paulo Gomes, o Prémio António Gaio foi atribuído à curta-metragem "Elo", de Alexandra Ramires, já premiada noutros festivais pelo registo poético em que nessa obra aborda uma história de "adaptação", a partir de um argumento cuja autoria a jovem realizadora partilha com a poetisa Regina Guimarães.

O Prémio Especial do Júri foi atribuído a "Margens", da francesa Sophie Racine, enquanto as escolhas relativas em específico às curtas-metragens destacaram "Metro", do russo Valentin Tyuterev, como a melhor obra até cinco minutos de duração, e "Molho de Maçã", do austríaco Alexander Gratzer, como a melhor entre os 5 e os 24 minutos.

Ao nível dos documentários de animação, "Elo" de Alexandra Rodrigues também ganhou uma menção honrosa, mas o prémio principal foi para "Loucura Doce, Loucura Difícil", da realizadora francesa Marine Laclotte.


FONTE : Lusa/Fim





Sem comentários: