Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Porto obras na linha Rosa do metro transformam em estaleiros

 

Porto obras na linha Rosa do metro transformam em estaleiros 


O centro do Porto está virado do avesso e em Gaia, no trajeto de Santo Ovídio a Vila d'Este, também há zonas em transformação profunda. 


As obras da Metro para construir a Linha Rosa (S. Bento/Casa da Música)

 O impacto das empreitadas das novas extensões, por agora, sente-se mais nos condicionamentos de trânsito e no ruído associado aos trabalhos. 

Mas escondido pelas barreiras de metal há todo um trabalho que escapa aos olhos de quem passa.

No Porto, relativamente à estação S. Bento II, entre outros trabalhos, no subsolo está em curso a construção da caixa de desvio do rio de Vila, que afeta também o Largo S. Domingos. 

Junto ao Hospital de Santo António está em fase de conclusão a ação da Jet-Grouting (máquina que projeta betão para consolidar escavações) quanto ao poço de saída de emergência. 

Nos próximos dias, a máquina tratará do poço de saída do elevador.

Na Galiza, as escavações estão avançadas. 

A Casa da Música marcará o fim da viagem da Linha Rosa.

 À semelhança dos demais pontos, está em curso o desvio de serviços afetados, como água, luz e gás, entre outros. 

Em Fevereiro começará a ser escavado um túnel que fará a ligação à Linha Azul, só para operação não comercial.



























































Metro encomenda estudo para compensar prejuízos



Empresários que estão a perder clientela devido às obras de ampliação da rede vão receber indemnizações. 



Negócios da Praça da Liberdade com quebras significativas

A Metro do Porto encomendou a uma sociedade de técnicos de contas o levantamento dos negócios que estão a ter prejuízos por causa das obras de ampliação da rede. 

O objetivo é, nos casos em que a legislação o permita, indemnizar quem está a perder clientela devido à proximidade dos estaleiros, sobretudo estabelecimentos de comércio e restauração. 

Na Praça da Liberdade, por exemplo, a construção da linha Rosa - que ligará a Boavista a S. Bento - vai implicar a relocalização provisória da David Rosas e da Farmácia Vitália.

O estudo está a ser feito desde o início do ano, mas ainda não há data para o ressarcimento. 

Num esclarecimento enviado ao JN, a Metro do Porto lembra que as indemnizações "serão inteiramente pagas com dinheiros públicos" e que a referida análise terá de ser "rigorosa, independente e transparente".

Seja pelo barulho, seja pelo pó ou porque há menos pessoas a passar por ali, os empresários de restauração da Praça da Liberdade que estão mais próximos do estaleiro dizem estar a perder clientes de dia para dia. 

E receiam que o cenário piore quando for cortado o acesso pedonal à Rua dos Clérigos junto à relojoaria David Rosas, loja que vai mudar de sítio, provavelmente para a Rua de Ramalho Ortigão.

Do outro lado da praça, o avanço das máquinas vai isolar por completo a Farmácia Vitália, que terá de passar para uma loja provisória a instalar na Avenida D. Afonso Henriques. 

Para este caso, a Metro do Porto prevê a transferência de instalações na primavera/verão e por um período de oito meses.

FONTE : JN

Sem comentários: