Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 15 de outubro de 2022

Companhia Persona – Espetáculo de Arte Xávega

 

'Somos Património' trouxe espetáculo aos Armazéns dos Arrais de Pesca 



O Património Cultural, material e imaterial, é o grande destaque de "Somos Património - Programação Cultural em Rede", um projeto que conjuga as mais diversas expressões artísticas com os locais mais autênticos e carismáticos do território.

Em Espinho, os armazéns dos arrais de pesca, foram o palco no qual a pesca artesanal esteve no centro das atenções.

Este projeto da Companhia Persona nasceu com base numa residência artística de 15 dias, realizada com a comunidade piscatória de Silvalde. O espetáculo, apresentado no passado dia 14 de outubro, teve três vertentes: a música (ao encargo de Simão Valinho), o vídeo (da responsabilidade de Lígia Lebreiro) e as palavras (Juliana Oliveira).

Trata-se de uma criação audiovisual que teve como ponto de partida, a comunidade. 

Através da recolha de vários testemunhos, imagens e saberes desta arte, o espetáculo contou ainda com a contribuição de várias personalidades, associações e coletividades das freguesias de Silvalde e Espinho, nas quais se incluem as rusgas do concelho: "Senhora do Mar", "Raça Vareira", "O Mar é Nosso" e "S. Pedro de Espinho".

Espinho foi a última paragem desta companhia, que já desenvolveu projetos semelhantes nos municípios de Arcos de Valdevez, Bragança e Vila Real. 

Este é já o segundo espetáculo da companhia no Município de Espinho, sendo que o primeiro aconteceu no início deste ano, numa visita encenada no Castro de Ovil.






















Sem comentários: