Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Sabe porque é que as tampas estão agora agarradas às garrafas ?

 

Porque é que as tampas agora estão presas às garrafas de plástico ? 


As tampas estão agora presas às garrafas de plástico por razões ambientais. A ideia é criar produtos com o menor impacto possível para o planeta.


A partir de 3 de julho de 2024, de acordo com a Lei de Resíduos que entrou em vigor no ano passado e a Diretiva (UE) 2019/904 sobre a redução do impacto de certos produtos plásticos no meio ambiente de 2019, todas as tampas de garrafas ou embalagens de até 3 litros deverão ficar presas ao resto do recipiente .

O objetivo desta medida é garantir que o fecho (a tampa) seja reciclado com o resto da embalagem. 

De acordo com um relatório técnico do Centro Comum de Investigação da UE, as tampas de garrafas de plástico e as beatas de cigarro são alguns dos resíduos mais comuns nas praias europeias.

Esta medida complementa a norma que proíbe a comercialização dos dez resíduos plásticos descartáveis mais encontrados nas praias europeias, que definiu, a partir de 3 de julho de 2021, que pratos, talheres, palhinhas, palitos de balão e cotonetes de plástico descartáveis não poderiam ser vendidos nos mercados da UE .

Em Portugal, o Continente foi a primeira marca a fixar as tampas às respetivas garrafas, para garantir que toda a embalagem é reencaminhada para a reciclagem.






Sem comentários: