Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 24 de agosto de 2024

Moinhos ganham vida nova graças ao trabalho voluntário em São Félix da Marinha

 


Recuperam a memória de S. Félix da Marinha


Na freguesia de São Félix da Marinha, no concelho de Gaia, nasceu em maio a Associação Património, Identidade e Memória (PIM).


 O nome diz quase tudo. 

Os membros pretendem resgatar a história dos moinhos locais que desde o século XX foram abandonados e praticamente perdidos.

“Recenseámos um total de 22 moinhos hidráulicos ao longo do rio da Granja e outros quatro nas margens da ribeira do Juncal”, aponta Domingos Dias, presidente da associação, com nove elementos nos corpos sociais.

 “Doze dos moinhos encontravam-se totalmente demolidos e conseguimos definir as suas bases. 

Quatro foram transformados em habitação, três estão em ruínas e outros três mantêm ainda os respetivos equipamentos de moagem, assim como os sistemas de transporte de água”, enumera.


Publicação e roteiro


A curto prazo, deverá ser lançada uma publicação que permita dar a conhecer os moinhos, criar um roteiro associado e, sobretudo, proceder à recuperação dos antigos equipamentos que deixaram gradualmente de funcionar nas décadas de 1960 e 1970. 

“Pretendemos restaurar um deles, que possa no futuro funcionar como museu e centro interpretativo para visitantes”, conta Domingos Dias. 

“No fundo, gostaríamos de agregar cidadãos preocupados com o património da freguesia. 

O objetivo é recuperar parte da história de São Félix da Marinha”, sublinha.

 Em marcha encontra-se, também, a candidatura da PIM à Rede Nacional de Moinhos.

As ideias têm sido apresentadas à comunidade e às entidades públicas, nomeadamente a Junta de Freguesia e a Câmara.

 “Estamos a trabalhar no sentido de angariar apoios e de estabelecer protocolos”, conta.

 Enquanto tal não se concretiza, o trabalho no terreno não cessa e foram já realizadas limpezas nas imediações dos moinhos, por voluntários que querem fazer renascer um conjunto de estruturas moribundas que muito dizem sobre o que foi o passado agrícola, e não só, de São Félix da Marinha.


Fonte : JN


Fonte JN




Sem comentários: