Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sexta-feira, 6 de março de 2020

Linha do Vouga continua a ser uma luta das câmaras






Linha do Vouga continua a ser uma luta das câmaras


Depois da polémica sobre a expansão da Linha do Metro a alguns municípios da Área Metropolitana do Porto, Jorge Sequeira esclareceu que a Linha do Vouga é uma questão diferente e que a Câmara de S. João da Madeira continua empenhada na sua requalificação. Mas o vereador do PSD/CDS, Paulo Cavaleiro, defende que o autarca sanjoanense tem que sensibilizar o Governo.

A velha ambição da requalificação da Linha do Vouga continua a ser prioridade para as câmaras de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Espinho, segundo o autarca Jorge Sequeira.

O atual presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria assegurou “que todos os esforços em defesa da Linha do Vouga estão a ser feitos” pelas quatro autarquias, que estão “completamente unidas neste propósito”. Sequeira recordou que o projeto para a obra foi inserido no Plano Nacional de Investimentos (PNI) no ano passado.

A garantia veio na sequência das críticas de Paulo Cavaleiro à forma como o projeto de expansão das redes de metro ligeiro e metrobus do território metropolitano decorreu na Área Metropolitana do Porto (AMP).

O presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira, já havia criticado o Conselho Metropolitano do Porto de discriminação no estudo sobre o metro e denunciado um clima de “mal-estar” entre câmaras. Pinto Moreira lamentou recentemente que as decisões da AMP deixem, muitas vezes, de fora os municípios a sul do Porto, nos quais se inclui S. João da Madeira, e referiu o caso do Vouguinha, uma vez que está prevista a criação de um interface, em Espinho, entre a Linha do Vouga e a Linha do Norte através de um serviço de metrobus.

Durante a última reunião do Executivo sanjoanense, Paulo Cavaleiro recordou a polémica e afirmou: “estas decisões são tomadas em consenso. E a verdade é que o sul da AMP, nos transportes públicos, há muito que é preterido em termos de investimento, sobretudo para o Porto”.
O vereador questionou: “as notícias da Linha do Vouga são interessantes, mas ainda falta muita coisa. Os processos têm que andar em paralelo. Qual é a posição do presidente da Câmara sobre esta matéria?”.

Jorge Sequeira adiantou que está “agendada para a próxima semana uma reunião com o Governo, e justamente um dos pontos na agenda é esse, de acompanhamento do assunto com o Ministro das Infraestruturas”. Segundo o edil, que afirmou não ter estado presente na reunião de assinatura do protocolo para a expansão do metro, as câmaras estão a “trabalhar no quadro da AMP este pacote financeiro, que está subjacente ao acordo entre alguns municípios e o Governo”. Sobre a Linha do Vouga, garantiu, “é uma questão diferente, tem um envelope financeiro diferente”.
Mas Cavaleiro reforçou que o presidente da Câmara de S. João da Madeira “tem que sensibilizar quem lidera de que o sul da AMP também tem que ter uma resposta”. “Se há uma solução metrobus, acho que devíamos ter estado”, concluiu.

Catarina Silva
FONTE O Regional


Sem comentários: