Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Auto de Consignação da Cavada Velha e Rua Santo António




Auto de Consignação da Cavada Velha e Rua Santo António


Requalificação da rede de abastecimento com substituição das condutas antigas e ramais por novas condutas

Decorreu hoje (1 de julho) a assinatura do auto de consignação do 1ºLote no Largo de S. Mamede em Anta. O concurso está dividido em 3 lotes de obra, A,B e C.  Vai arrancar em obra a partir de amanhã o Lote B (Cavada Velha em Anta e Rua de Santo António em Silvalde).

No âmbito do aviso POSEUR-12-2018-18, foram candidatadas e aprovadas intervenções no Sistema de Distribuição e Adução de Água de Espinho com vista ao Controlo e Redução de Perdas.

Numa primeira fase, foram lançados a concurso dois lotes com o objetivo de requalificar a rede de abastecimento, através da substituição das condutas antigas em fibrocimento e os ramais por novas condutas em PEAD, nas seguintes zonas:
- Lote A - Zona 1 - Envolvente entre as ruas 7 e 15 e entre as ruas 20 e 8;
- Lote B - Zona 3 - Rua Santo António e Zona 4 - Conduta adutora e rede de abastecimento da zona da Cavada Velha.

Este concurso incluiu ainda um terceiro lote (Lote C -  Criação de ZMC), importante para a modernização da gestão da rede de abastecimento, através do qual serão criadas 23 Zonas de Medição e Controlo ao longo de todo o Concelho, permitindo assim monitorizar a rede e combater ativamente as fugas de águas.

O lote A será iniciado posteriormente, prevendo-se o seu início em setembro de 2020, desenvolvendo-se durante seis meses.

Este conjunto de intervenções pressupõe um investimento total de 985 mil euros com comparticipação de cerca de 40% por fundos comunitários.

Ainda no âmbito da mesma candidatura e em conjunto com outra candidatura de mobilidade urbana, foi a concurso a intervenção na rua 19 nascente que engloba a reconfiguração do perfil da rua, cria canais de mobilidade para velocípedes e substitui as redes de abastecimento e drenagem, desde da rua 22 até à rotunda da Congosta, encontrando-se em fase final do processo de contratação.

Recentemente foi ainda aprovada a candidatura à requalificação da rua 19 pedonal cuja intervenção englobará a substituição das redes de abastecimento e drenagem, assim como a renovação do piso, mobiliário, iluminação e vegetação da rua, sempre no intuito de manter a traça atual.

Encontram-se ainda em processo de contratação as empreitadas da rua 20 e da rua 33 poente que terão o mesmo tipo de intervenção da rua 19 nascente.

Com os investimentos referidos, a Câmara Municipal de Espinho encontra-se a desenvolver faseadamente as intervenções de reabilitação da rede de abastecimento, levando à concretização do plano de investimentos apresentado ao público no início de 2019.

A reabilitação prosseguirá com a substituição das restantes condutas e a reabilitação dos reservatórios, prevendo-se concluir a reabilitação em cerca de 5 anos.

Sem comentários: