Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Festas a São Pedro 2023



Festas a São Pedro 


Inauguração da Capela , Benção e primeira Missa


A Capela de S. Pedro foi inaugurada oficialmente no dia 29 de Junho de 1942. 

A "Defesa de Espinho" de 5 de Julho de 1942, fez uma extensiva reportagem sobre este acontecimento, da qual se transcreve aqui a sua maior parte. 

"Os briosos pescadores da nossa terra, os vareiros da Mata, festejaram mais uma vez o seu patrono S. Pedro. 

Porém os festejos este ano revestiram-se de carácter mais solene com a inauguração da singela mas bonita capelinha de que é orago aquele que há dois mil anos lançava as suas redes, na companhia do Divino Mestre. 

E na branca capelinha lá está ele, sob um doce azul, com a sua barca e a sua rede, como a abençoar a árdua labuta dos pescadores. 


Bênção da Capela 


Perante as autoridades do nosso concelho, delegados de instituições católicas e numerosa assistência que a enchia literalmente, cerca das 11 horas do pretérito domingo, o Rev.º Padre Amadeu de Vasconcelos, (Mariotte), devidamente paramentado, procedeu à bênção da capelinha de S. Pedro, enquanto que no coro o maestro Fausto Neves tocava ao órgão lindas composições suas, adequadas ao acto, as quais eram acompanhadas em coro, por um gentil grupo de senhorinhas e meninas de Espinho. 

Em seguida a esta comovedora cerimónia, o Rev.º Vasconcelos, acolitado pelo industrial Sr. Ernesto Pereira de Oliveira, rezou a primeira missa, e estava oficialmente inaugurada a Capela de S. Pedro no principal bairro piscatório de Espinho, que deve passar a denominar-se Bairro de S. Pedro, em lugar de Bairro da Mata, como impropriamente tem sido designado.
 
No dia seguinte, segunda-feira celebrou-se missa solene, a grande instrumental, tendo subido ao púlpito o destino orador sagrado Rev. º Maria de Pinho, digno Abade de Anta, o qual fez como proficiência, o panegírico do primeiro Papa. 

- A Capela de S. Pedro fica agora aberta ao culto passando ali a haver missa todos os domingos. 








































Sem comentários: