Elevação a cidade comemorada com intensa actividade cultural e recreativa
Há 37 anos Espinho foi elevada à categoria de cidade
Uma conquista que se assinala até domingo, com um vasto conjunto de actividades culturais a juntar-se às solenidades.
Hoje é o dia da cidade em Espinho. A povoação que começou por ser um pequeno aglomerado piscatório recebeu este estatuto há 37 anos, precisamente no dia 16 de Junho.
Por isso, a efeméride será assinalada com um conjunto de actividades, a decorrer entre hoje e domingo.
Logo pela manhã, nos edifícios da Junta e da Câmara Municipal, as solenidades serão marcadas pelo tradicional hastear da bandeira, seguindo-se a sessão solene que formaliza as comemorações, agendada para as 10.30 horas, no pavilhão Multimeios.
Célebre não só pelas praias, Espinho é famosa também pela sua centenária feira, à qual acorrem milhares de pessoas todas as semanas, e ainda pela gastronomia e por uma oferta muito diversificada nas áreas do turismo e lazer, destacando-se o Casino Solverde.
Serão dias de intensa actividade cultural na cidade, numa festa que se constitui em mais uma oportunidade para a população local celebrar a sua identidade, a par com os inúmeros turistas e visitantes que visitam Espinho por estes dias.
Entre os pontos altos do cartaz, destaque para dois momentos musicais: hoje à noite, com o concerto da Camerata Novnorte no FACE, e outro amanhã, pelas 21.30 horas, protagonizado pela Banda de Música de Espinho e Banda União Paramense, na Alameda 8.
De resto, Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal, “assina” um programa festivo que, depois das formalidades, prossegue às 16 horas de hoje com a inauguração oficial da II Festa do Livro, instalada na Avenida 8.
A acção engloba um momento musical da responsabilidade da Academia de Música de Espinho e uma homenagem ao escritor Edgar Carneiro, com a leitura de poemas de sua autoria apresentada pelo grupo “Onda Poética”.
Sem comentários:
Enviar um comentário