Instalação de Zonas de Medição e Controlo de água
Com o objetivo de melhorar a gestão da rede e combater as perdas de água no concelho, a Câmara Municipal de Espinho vai instalar 23 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) em pontos estratégicos da rede de distribuição de água.
Com este novo sistema de gestão será possível monitorizar ao minuto a rede, identificar precocemente roturas e perdas de água, permitindo uma maior eficiência no planeamento das reabilitações, das infraestruturas de abastecimento, de campanhas de deteção de fugas e melhoria da qualidade da água.
Os serviços municipais, com a instalação deste novo sistema de telegestão, vão ter acesso à informação real sobre o estado dos reservatórios e da quantidade de água armazenada, recebendo alertas na hora para as perdas de água, seja por rotura ou utilização anómala, e consequentes reduções dos volumes de água armazenada.
Com a instalação das Zonas de Medição e Controlo será possível detetar fugas de água e localizar os locais de perda mesmo antes destas se tornarem visíveis na via pública, minimizando significativamente o desperdício de água.
O investimento na instalação das Zonas de Medição e Controlo é superior a 410 mil euros, financiado pelo POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Para Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, o objetivo desta intervenção é reduzir as perdas de água que neste momento ainda rondam 35% da água.
"É prioritário este investimento.
A rede de abastecimento de água no concelho de Espinho está velha e em muito mau estado de conservação.
Esta requalificação que agora estamos a executar é sem dúvida um investimento a pensar nas gerações futuras pois vai permitir uma redução significativa do desperdício de água que atualmente ocorre provocada pelas constantes roturas da rede",
afirma o autarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário