E se chover um pouco mais
Chamada de atenção:
Eliminar o canal de água no centro da cidade que era um piso mais baixo com bermas para a passagem do trânsito Automovel, poderá ser um dos maiores erros urbanísticos da reconversão que se está a realizar na Cidade de Espinho.
Toda a água da chuva tem tendência em descer as ruas e correr em direção á Avenida 8.
Se chover um pouco mais, não tanto como o que está acontecer pelo Mundo e esta semana dia 14 de Setembro 2021
Vai inundar muitos dos estabelecimentos e garagens na Zona central da cidade porque não é possível escoamentos subterrâneos nas vias públicas com tal capacidade.
E depois ?
Os prejuízos imprevistos e incalculáveis?
Bem sabemos que nas povoações dos arredores de Espinho quando chove, em grande parte são as Ribeiras que escoam toda a água possível para o Mar.
Mas na História de Espinho, que nos esquecemos muito Fevereiro de 2001, estas Ribeiras transbordaram, causando enormes prejuízo às populações .
Vamos fazendo as obras levantando os pisos, para ficar bonito “Pedonal”, mas penso não ser a solução técnica ideal para o Futuro de Espinho.
É um grande erro arquitetónico levantar pisos quando há muitos estabelecimentos e garagens que ficaram a poucos centímetros de altura dos passeios, isto não é alarmismos é a realidade e o futuro o dirá.
Tivemos um pouco de chuva para testes de alguns arruamentos.
E foi o que se verificou pela rua 20, 23 no cruzamento da rua 20 , poças e mais poças de agua.
A rua 33 é a que possui melhores condições de escoamento.
Mas as ruas transversais da rua 33 20;18;16;14;12, apresentam muitas grandes poças de água devido ao abatimento destas ruas frágeis, com o trânsitos dos camiões das obras de reconversão da rua 33.
E a chuva de hoje em Espinho foi uma pequena amostra do que tem acontecido noutros locais de Portugal..
Fotografias / Texto António Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário