O túnel subterrâneo no Rio Largo
No limite Norte do Conselho de Espinho, junto à Rio Largo, encontramos mais uma frente de obra.
Esta frente de obra é muito relevante sobretudo se tivermos em consideração a envolvente dos
trabalhos a realizar e os impactos que teve na operação desde 2008.
Esta frente de obra, situada ao pk 317+684 visa a execução de uma Passagem Inferior de Peões, que existe atualmente mas cujas condições são manifestamente insuficientes.
A história desta Infraestruturas de Portugal remonta à execução do túnel de Espinho e à deslocação do canal ferroviário para Oeste em relação ao traçado original.
No troço original existia neste local uma PIP em betão armado. A quando da execução do túnel de Espinho divergências sobre o tipo de restabelecimento a realizar levaram a que a Infraestruturas de Portugal: tenha colocado uma estrutura provisória de modo a assegurar a normal circulação, embora com constrangimentos, dos comboios.
Esta solução, que é definida nos elementos do atual projeto como uma “estrutura de suspensão
da linha”, introduziu uma limitação na velocidade de circulação de 80 km/h numa zona de via
preparada para velocidades da ordem dos 160 km/h
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