Lipor investe 1ME em 9 viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural
A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, investiu um milhão de euros na aquisição de nove viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural para servir oito concelhos da Área Metropolitana do Porto.
O investimento de cerca de um milhão de euros “reforça a aposta da Lipor e dos municípios associados na promoção da recolha seletiva da fração de biorresíduos (alimentares e verdes), ajudando ao cumprimento das metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia”, destaca a empresa em comunicado enviado hoje.
As nove viaturas que foram entregues hoje foram financiadas pelo programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) do Portugal 2020 e servem também a “busca por soluções alternativas que ajudam e diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos”.
“O gás natural comprimido é um dos combustíveis que, quer em termos de custos quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2 [dióxido de carbono], mais concorre para os objetivos de descarbonização”, refere a nota.
A Lipor realça ainda o “triplo impacto positivo” desta opção, que permite o “aumento das quantidades de recicláveis recolhida, o cumprimento da obrigação da implementação da recolha seletiva de biorresíduos e a diminuição da poluição nas áreas urbanas”.
Esta empresa intermunicipal é responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Anualmente, trata 500 mil toneladas de resíduos produzidos por um milhão de habitantes e baseia a sua atividade nas componentes da “valorização multimaterial, valorização orgânica e valorização energética, complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
FONTE Lusa/Fim
Nova administração da Lipor tomou posse
Realizou-se nesta quarta feira (15 dez.), a eleição para os Órgãos Sociais da Lipor, para o mandato 2021/ 2025.
O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, é elemento integrante do Conselho de Administração e assume também lugar na Assembleia Intermunicipal, ao qual se juntam as vereadoras do seu executivo, Maria Manuel Cruz e Leonor Fonseca.
A Presidência do Conselho de Administração será assegurada pela Câmara Municipal de Valongo, na pessoa do seu presidente, José Manuel Ribeiro.
A Mesa da Assembleia Intermunicipal terá como Presidente a Câmara Municipal de Gondomar, representado pelo seu presidente, Marco Martins.
Na cerimónia de tomada de posse o Conselho de Administração assumiu que dará continuidade ao Projeto Lipor, sempre numa perspetiva de Serviço Público e Melhoria Contínua, honrando o muito trabalho realizado ao longo dos 39 anos de vida da organização!
"Olhar para trás orgulha-nos, olhar o presente honra-nos, pensar e imaginar o futuro desafia-nos!" referiu José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração eleito.
Link Relacionado: Mais informações
Sem comentários:
Enviar um comentário