Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 30 de julho de 2022

Concursos atrasaram obra na Ponte Luíz I, justifica Pedro Nuno Santos




PSD questiona Governo sobre atrasos nas obras da Ponte Luiz I



 O PSD questionou o Governo acerca do "atraso" nas obras do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, segundo um requerimento do deputado Firmino Pereira a que a Lusa teve acesso.



"É perceção generalizada, neste momento, que a empreitada se encontra muito atrasada e que o prazo de conclusão não será cumprido", refere o deputado no texto a que a Lusa teve acesso.

O também antigo vice-presidente da Câmara de Gaia lembra que o tabuleiro inferior da ponte "é a única ligação à cota baixa entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia", sendo a sua ligação rodoviária e pedonal "fundamental entre as duas cidades, dado no momento atual não existir alternativa".

"Considero muito preocupante o atraso da empreitada de reparação e manifesto também alguma estranheza e perplexidade na resposta da Infraestruturas de Portugal" [IP], diz Firmino Pereira, referindo-se a uma notícia do Jornal de Notícias (JN) de 07 de julho.

Segundo o deputado, a IP "não indicia prazo para conclusão da empreitada e não refere qual o procedimento processual para financeiramente concluir a mesma".

"Tudo indica que o atraso da obra será superior a um ano", antecipa Firmino Pereira.

Assim, o parlamentar questiona o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que tutela a IP, "se o valor da adjudicação se encontra esgotado, faltando ainda metade da empreitada" e "qual o valor de trabalhos a mais e revisão de preços necessários".

O antigo autarca gaiense pergunta ainda "se o valor de trabalhos a mais e valor da adjudicação inicial são suficientes para concluir a empreitada", se será "necessário abrir novo concurso público" e "qual o prazo previsto para conclusão da reparação do tabuleiro inferior".

A Lusa questionou a IP acerca do tema e aguarda resposta.

A empreitada de reabilitação e reforço do tabuleiro inferior desta travessia sobre o rio Douro, com um investimento de 3,3 milhões de euros, visa reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos e outras que venham a ser identificadas no decorrer das obras.

Os trabalhos na ponte metálica, construída entre 1881 e 1886, iniciaram-se em 14 de outubro de 2021, com duração prevista de um ano.



FONTE :  Lusa/Fim


FONTE  Jornal de Notícias (JN)

Concursos atrasaram obra na Ponte Luíz I, justifica Pedro Nuno Santos






Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, justificou, nesta manhã de quinta-feira, o atraso da obra de requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luíz I, entre o Porto e Gaia, pelo facto de ter sido necessário lançar dois concursos. 

O primeiro ficou deserto. 

Houve um concurso deserto e foi necessário lançar um novo, com preço base superior e isso atrasou.

 É uma obra complexa. 

Estamos a falar de património histórico, com materiais muito específicos", disse em Viana do Castelo, à margem da viagem inaugural das novas carruagens ARCO na Linha do Minho.

Ou seja, o facto de o primeiro procedimento, lançado em Julho de 2019, ter ficado deserto (todas as propostas apresentadas ficaram acima do valor base de dois milhões de euros), atrasou o próprio arranque da obra. 

O novo concurso público foi lançado em Outubro de 2020 por 3,8 milhões de euros. 

A obra foi adjudicada por 3,25 milhões de euros e os trabalhos arrancaram 12 meses depois.

FONTE  Jornal de Notícias (JN)

Sem comentários: