Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 17 de julho de 2022

O Mercado do Bolhão está como novo e de volta às origens

 

Restaurantes vão do Mercado do Bolhão 



Após quatro anos de obras de requalificação, o Mercado do Bolhão, no Porto, vai abrir oficialmente a 15 de Setembro. 


Na restauração, o propósito era manter a identidade original, adaptando o edifício às necessidades actuais, disse Rui Moreira. A cor que pinta a fachada de 8555 metros quadrados, “que tem dado muito que falar”, notou o presidente da Câmara Municipal, é a primeira que o mercado teve. 

Em vários pontos foi possível recuperar os azulejos originais. 

Já noutros tiveram de ser aplicados novos que, no total, têm 12 tonalidades.

As cinco ruas que “sempre estruturaram a venda no Bolhão” mantêm-se, explicou o arquitecto responsável pelo projecto, Nuno Valentim, com a novidade de terem sido baptizadas com nomes próprios.

 Há agora uma ligação directa entre o edifício e a estação de metro, e foi edificada uma ponte a meio do espaço que liga as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira. 

O “monumento feito de cheiros e pessoas”, como descreveu Rui Moreira, vai albergar 91 comerciantes. No piso de baixo vão ficar 81 bancas e, em cima, dez restaurantes. 

No exterior vão estar 39 inquilinos.

 A 15 de Maio de 2018 começaram as obras de restauro no Mercado do Bolhão, que levaram os comerciantes para o Mercado Temporário, no centro comercial La Vie. 

A primeira vez que houve uma intervenção no Mercado do Bolhão foi em Janeiro de 1873, mas só em 1914 é que o edifício foi “verdadeiramente construído”.


FONTE :Publico  / Ana Maria Henriques






Sem comentários: