Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 10 de julho de 2022

Vir a Banhos 2022


 Vir a Banhos  


 Ardina, que distribuiu um jornal que reproduz a capa de uma Gazeta de Espinho do dia 9 de Julho de 1916 que inclui algumas informações sobre a vida mundana local nessa época. 













































'Vir a Banhos' regressou à Praia de Espinho


Vir a Banhos recorda a época áurea de Espinho, quando "vilões e fidalgos" faziam praia, mediante prescrição médica. Reviver o passado do 'Vir-a-Banhos' é viajar no tempo, evocando o quotidiano das gentes que, anualmente, procuravam as nossas águas terapêuticas e uma estância balnear de excelência.

 Reconhecendo a importância e simbolismo histórico e cultural de 'Vir a banhos', a Câmara Municipal de Espinho organizou no passado fim de semana duas recriações históricas que levaram o público numa viagem no tempo até aos inícios do século XX.

No sábado, 9 de julho, decorreu o desfile de trajes de burgueses, fidalgos e lavradores abastados, numa recriação de um passeio à época. 

No domingo, 10 de julho, a praia de Espinho foi o palco do 'Vir-a-Banhos', uma recriação de uma praia dos inícios do Séc. XX, onde foram retratadas algumas das principais personagens, numa divertida recriação que evocou a importância fundamental do veraneio no desenvolvimento e crescimento de Espinho. 

Esta recriação histórica contou com a participação de aproximadamente 80 figurantes, com destaque para os banhistas vestidos a preceito, vilões, fidalgos, teatro de robertos, fotógrafo à la minuta e vendedores ambulantes vestidos à época.

Foi uma viagem no tempo, onde o público teve oportunidade de vivenciar os costumes das gentes que desfrutavam dos banhos da praia de Espinho e de uma estância turística cheia de glamour para a época.

'Vir-a-Banhos', foi uma organização da Câmara Municipal de Espinho com o apoio do Grupo Cultural e Recreativo Semente, Rancho Folclórico Santiago de Silvalde, Rancho Folclórico Nª Sr.ª dos Altos Céus, Rancho Regional Recordar é Viver, Associação Espinho Vida e Associação Desportiva Gymnostar.

Sem comentários: