Surf em Segurança
O surf é considerado um desporto radical, mas seguindo algumas regras básicas de segurança podemos torná-lo mais seguro e divertido.
Deixamos-te 10 regras de segurança às quais deves estar atento na tua próxima surfada.
1- Não entres sozinho no mar.
Para além de não ser tão divertido, ao entrares sozinho na água corres um risco maior.
Se te sentires mal ou acontecer alguma coisa, não tens ninguém contigo para te ajudar ou chamar por ajuda. Se não conheceres a praia ou se não tiveres companhia para surfar, marca uma aula para te darmos umas dicas e criares o teu grupo da “surfada”.
2- Utiliza material adequado ao teu nível técnico e às condições do mar.
A utilização (ou não utilização) de um fato de surf vai permitir a estabilização da tua temperatura corporal. Caso não faças uma escolha acertada, podes passar muito frio ou muito calor, levando, em casos extremos, a situações de hipotermia ou desidratação.
A adequação da prancha ao teu nível técnico vai permitir-te uma maior evolução. Dominares o tipo de prancha que levas para o mar também te pode ajudar a evitar situações perigosas ou ajudar-te a resolvê-las com maior facilidade.
Numa fase de iniciação recomendamos sempre a utilização de softboards, para, em caso de impacto, reduzir o risco de lesão.
3- Faz um aquecimento antes de entrar na água.
Activa o teu sistema cardiorespiratório e os grupos musculares que vais usar para surfar.
Podes fazer uma pequena corrida, mobilização articular ou alguns takeoffs.
Na nossa escola, para promover interatividade entre os alunos e tornar o aquecimento mais divertido, por vezes fazemos alguns jogos na areia.
4- Analisa as condições do mar e marca referências.
Antes de entrares na água, analisa o mar e percebe onde estão as melhores condições para o teu nível técnico.
De seguida, marca referências em terra, para melhor te posicionares dentro de àgua.
Estas referências vão te ajudar a perceber qual o impacto que a ondulação, as correntes e o vento têm no teu posicionamento dentro de água.
O que são boas referências?
Pontos fixos, como por exemplo construções, pontões ou entradas de praia.
Chapéus de praia, toalhas ou outros objetos amovíveis não são boas referências.
5- Distância de segurança.
Quando estiveres a surfar evita andar muito perto dos outros surfistas, de modo a evitar que alguém que venha arrastado por uma onda do set vá acidentalmente contra ti.
Dá margem para que se a pessoa da frente largar a prancha, ela não vá contra ti.
6- Nunca ponhas a prancha entre ti e as ondas.
Se a prancha estiver solta à tua frente e vier uma onda, é quase certo que a prancha te vai acertar. Se a prancha estiver ao teu lado ou atrás de ti, já não corres riscos desnecessários.
7- Nunca vires as costas ao mar.
O “perigo” vem sempre do mar, quer seja uma onda maior do que estás à espera, alguém a surfar ou uma prancha solta. Está com atenção dentro de água, para estares preparado para qualquer eventualidade.
8- Não mergulhes de cabeça.
Sempre que fores a cair da prancha, evita mergulhar de cabeça.
É muito difícil ver ou estimar o que está no fundo do mar quando vais com velocidade e podes estar a mergulhar para uma zona pouco funda ou com algum objecto que te possa aleijar.
Em caso de queda, deves proteger sempre a cabeça.
9- Não remes na parede da onda que outra pessoa está a surfar.
Ao passar para o outside, se vires um surfista na parede da onda, não remes na direção dessa parede, mas sim em direção às espumas, de modo a evitar um choque com esse surfista.
10- Respeita as prioridades.
Há um código de conduta entre surfistas , que serve para que toda a gente possa praticar modalidades de ondas de forma organizada e em segurança.
Nesse código, uma das regras mais importantes é não “dropinar” outros surfistas, ou seja, não entrar numa onda sem prioridade.Fala com os teus treinadores para perceberes melhor como funcionam estas regras e respeita para seres respeitado.
Sem comentários:
Enviar um comentário