Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

terça-feira, 29 de setembro de 2020

CDS questiona Governo sobre falta de transporte escolar para crianças e jovens com deficiência


CDS questiona Governo sobre falta de transporte escolar para crianças e jovens com deficiência


 

A deputada do CDS Ana Rita Bessa questionou o Ministro da Educação sobre a falta de transporte escolar para crianças e jovens com deficiência.

 Ana Rita Bessa quer saber quantos alunos com deficiência sem transporte escolar estão identificados pelo Ministério da Educação e quais os agrupamentos de escolas e escolas a que pertencem.

Questiona depois por que motivo não foram contratados serviços de transporte para estes alunos, de modo a que pudessem estar aptos no início do ano letivo, de que maneira pensa o Governo resolver a situação, se está em curso algum processo de contratação dos casos identificados e, se sim, quando poderão estes alunos ter transporte escolar.

Finalmente, e uma vez que a maioria destes alunos se encontram em casa desde o encerramento das atividades letivas no passado mês de março", devido à pandemia da covid-19, Ana Rita Bessa quer saber se o Ministério da Educação vai disponibilizar-lhes apoios adicionais e, se sim, quais.

Quase uma centena de alunos com deficiência estão impedidos de se deslocarem para os estabelecimentos de ensino onde estão matriculados devido à falta de transporte escolar, segundo denunciou ontem, 24 de setembro, o Movimento Cidadão Diferente (MCD).

Considerando a situação "insustentável", o movimento alerta que os alunos se "encontram em casa desde o encerramento das atividades letivas, em março", devido à covid-19, "sem quase apoio nenhum" e "muitos deles regrediram" na sua evolução cognitiva.

Segundo o MCD, entre 70 e 80 crianças e jovens portadores de deficiência de todo o país estão impedidos de comparecer às aulas por falta de transporte escolar.

Citando as "respostas dos agrupamentos de escolas aos pais", o MCD dá conta de queixas de "falta a autorização da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE )" e de que "os concursos só foram realizados a semana passada e não sabem quando irão disponibilizar os transportes".

Entre as várias situações apuradas pelo movimento estão os agrupamentos de escolas da Quinta de Marrocos, em Benfica, e o de Queluz, em Belas, (ambos em Lisboa), o agrupamento de escolas de Pedome (Vila Nova de Famalicão) e o agrupamento de escolas de Águas Santas (Maia).

No agrupamento de escolas Diogo Cão, em Vila Real, a situação "foi, por agora, ultrapassada, com a câmara a assegurar o transporte dos alunos de e para as aulas", explicou o coordenador do MCD.


https://www.facebook.com/cidadaodiferente/


http://cidadaodiferente.comunidades.net/


cidadaodiferente.mcd@gmail.com



Sem comentários: