Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Festa de Nª Srª d’Ajuda 2020 - Mensagem do Presidente aos Espinhenses


 Mensagem do Presidente aos Espinhenses


A celebração da nossa padroeira Nossa Senhora d’Ajuda é um dos mais importantes, senão o mais importante evento da cidade, pela solenidade religiosa de que se reveste, pelo envolvimento e devoção que suscita na nossa comunidade e pela componente profana das festividades.

Como já é do conhecimento público, a Festa em Honra de Nossa Senhora d’Ajuda não se realiza neste ano de 2020 nos moldes habituais.

As razões desta impossibilidade decorrem, como se compreende das restrições e da contingência sanitária e social que o mundo atravessa em consequência da pandemia COVID 19.

A Festa da Senhora d’Ajuda terá este ano como momento alto a celebração da missa solene, uma decisão da Paróquia que o Município apoia e, estou certo que a população acolhe com a melhor compreensão e bom senso.

Nos tempos e nos dias como os que estamos a viver, não é possível ir além do essencial na vertente religiosa do evento e muito menos na sua componente mais profana.

É certo que a festa de Nossa Senhora d’Ajuda sem a vivência e o frenesim da construção dos tapetes de flores nas ruas por onde passa a procissão com tantos andores engalanados, sem o ato solene da bênção do mar, sem a presença de milhares e milhares de forasteiros e sem o incomparável espetáculo de fogo de artifício não é a mesma coisa. É tudo isto e toda a envolvência que as festividades encerram que fazem desta data do calendário religioso em Espinho um momento marcante, todos os anos em Setembro.

Com a fé e a devoção que os espinhenses dedicam à sua padroeira, a missa solene do próximo domingo celebrada na capela pelo nosso pároco, Padre Artur deixa em a todos nós a esperança de, no próximo ano, voltarmos a celebrar e a festejar em condições normais a nossa Senhora d’Ajuda.


Pinto Moreira,


Presidente da Câmara Municipal de Espinho









Sem comentários: