Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 19 de setembro de 2020

Subida abrupta do nível do mar atacou o Bar de praia na Rua 23

  


Subida abrupta do nível do mar  atacou o Bar de praia na Rua 23













Autoridade Marítima alerta para subida abrupta do nível do mar


O fenómeno resulta da conjugação das marés vivas com a acumulação de água oceânica junto à costa, por ação do vento e agitação marítima.


A Autoridade Marítima Nacional alertou esta sexta-feira para uma subida abrupta do nível médio do mar ao longo da costa do continente, que aconteceu na sexta-feira e pode repetir-se no fim de semana e provocar inundações.

Em comunicado a Autoridade diz que são possíveis inundações, “particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras”.

O fenómeno, observado nas últimas horas, especialmente na costa do Algarve, ao longo da marginal de Cascais e Ribeira das Naus, em Lisboa, é “natural e comum”, nesta época do ano, diz também a Autoridade Marítima Nacional.

Resulta, explica, da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) “com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por ação de vento e agitação marítima forte provenientes de sudoeste”.

É expectável, diz-se no comunicado, que o efeito se repita durante o fim de semana, nos períodos coincidentes com a preia-mar, e que se dissipe a partir de segunda-feira, com o fim do período das marés vivas equinociais.

A Autoridade Marítima Nacional recomenda à população que “assuma uma postura preventiva” junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima.

Sem comentários: