Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 18 de outubro de 2020

GEOTA lança campanha publicidade a petição primeira lei em Portugal para a criação de Reservas Naturais de Rios Livres


































“Novas Paisagens” são obra do GEOTA para defender rios livres!

É provável que, nos últimos dias, tenha visto algum dos polémicos outdoors nas praias de Espinho e da Costa da Caparica com a mensagem “Quer ver um(a) Espinho/ Caparica diferente?” e a imagem de uma possível marina, em 3D, divulgada com a marca “Novas Paisagens”.

Após toda a polémica e discussão que decorreu nas redes sociais, gerando uma grande onda de curiosidade, hoje finalmente revelamos que estes outdoors fazem parte de uma campanha GEOTA com o objetivo de alertar os cidadãos para um assunto tão importante, mas ainda pouco falado, no nosso país: o facto de as barragens contribuírem para a retenção de sedimentos, deixando as praias sem areia.

O que muita gente não sabe…

Apesar das barragens se encontrarem a centenas quilómetros de distância das praias, têm um impacto muito grande no que diz respeito à sua preservação, dado que as infraestruturas interrompem o caudal natural das águas e dos seus sedimentos. 

Sim, uma barragem no interior do país pode ser responsável pelo desaparecimento da sua praia. 

 Consequentemente, existe um risco real muito elevado de as praias desaparecerem, porque a existência de um elevado número de barragens contribui para que milhões de toneladas de areia não cheguem à costa portuguesa todos os anos. 

E sem as areias que deviam estar a alimentar as nossas praias, estamos ainda mais desprotegidos face à subida do nível do mar causado pelas alterações climáticas.

Para além disso, as grandes barragens são ainda responsáveis por alterar várias dinâmicas sociais e ambientais, uma vez que deslocam populações, alteram os fluxos de transporte de nutrientes e de sedimentos, inundam e invalidam a utilização de alguns dos terrenos mais férteis para a agricultura e colocam em risco a sobrevivência de várias espécies ameaçadas, tais como o lobo, o lince ou vários peixes nativos.

Neste sentido, torna-se urgente criar a primeira lei em Portugal para a criação de Reservas Naturais de Rios Livres. 

O GEOTA deu esse primeiro passo!

Assine a petição  para, juntos, protegermos os rios livres em Portugal!


Link Relacionado:  Rios Livres - final





https://rioslivresgeota.org/novas-paisagens-sao-obra-do-geota-para-defender-rios-livres/ 

https://meocloud.pt/link/37e78ef4-f68b-4d21-b035-e7fd76d2b85a/ILC_Rios%20Livres%20-%20final.pdf/


https://www.novaspaisagens.pt/

Sem comentários: