A linha do Vale do Vouga em Espinho
Tudo sempre na mesma na requalificação da área urbana de Espinho
Já alguns anos que abordei este assunto.
O comboio “ Vouguinha” continua a passar por cima de uma ponte em pedra centenária.
No distrito de Aveiro e não só algumas destas pontes já ruíram e isto poderá acontecer em Silvalde/Espinho.
Porque não mudar a estação para o lado Sul da Ribeira de Silvalde rua 20 a nascente.
A Refer com a competência dos seus técnicos podem fazer esta reconversão em muito pouco tempo e com poucos custos.
Como dizem que o Vouguinha tem a maior afluência á segunda feira devido á feira semanal, a estação ao lado da Ribeira ficaria muito melhor localizada.
Deixaria de haver:
- O possível problema da Ponte um dia se desmoronar
-Corte da rua 20 e Rua 43
-O sistema de barreiras automáticas seria aproveitado para uma das passagens do comboio por Silvalde que não possui segurança e de pouca visibilidade a outra barreira iria para talvez Riomeão onde existe enorme perigo em atravessar a Linha.
- No plano urbanístico de Sul de Espinho em que a Linha do comboio passa em diagonal
Todos os terrenos ficariam libertos oferecidos ou não pela Refer
-Exemplo da ex-fábricas: “Tapeçaria Fontes“ final Sul da rua 20 e fábrica de louças “A Vigorosa” rua 43.
- Todos os terrenos da rua 43, para Norte ocupados pela linha do comboio do “ Vouguinha” ficariam libertos para urbanização /
- O prédio da estação do Vouguinha que actualmente é um pombal, poderia ser enquadrado num jardim como possível cafeteria etc.
- Está a acontecer neste momento uma empresa de imobiliária vai requalificar parte da Zona Sul de Espinho, deixaria de ter como imprópria paisagem a fábrica da Vigorosa , a linha do Vouguinha, o ex-Matadouro Municipal que está todo degradado desde há muitos anos e que para nada serve(…).
E estaleiro de serventia desordenado e com aspeto impróprio das obras do ReCaFe.
-E assim Espinho teria um outro aspeto de Cidade Encantada como sempre disseram os órgãos autárquicos.
A opinião António Brito
Fotografias / Texto António Brito
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