quinta-feira, 19 de setembro de 2024

IP lança concurso para reabilitar Linha do Vouguinha entre Aveiro e Águeda por 7,75ME

 


IP lança concurso para reabilitar Linha do Vouga entre Aveiro e Águeda por 7,75ME


 A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para a contratação da empreitada de reabilitação da superestrutura da via do troço da Linha do Vouga entre Águeda e Aveiro, informou hoje a empresa.


A obra, promovida no âmbito do plano de reabilitação da Linha do Vouga que a IP tem vindo a desenvolver, tem um investimento previsto de 7,75 milhões de euros, segundo um comunicado da IP.

"A intervenção agora a concurso visa a renovação integral da via ao longo de todo o troço que serve diretamente os municípios de Aveiro e Águeda, no sentido de reforçar os níveis de operação, fiabilidade e segurança da infraestrutura, promovendo a utilização do transporte público ferroviário como alternativa mais fiável, confortável e ambientalmente sustentável", refere a mesma nota.

0 plano de requalificação da Linha do Vouga abrange os 96 quilómetros de extensão da via, entre Espinho e Aveiro, e contempla a renovação da superestrutura de via, com substituição integral de carril, travessas e fixações, balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de cerca de 70 passagens de nível.

Ainda na mesma nota, a IP faz um ponto de situação das restantes intervenções definidas, adiantando que já estão concluídos dois troços, nomeadamente entre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis e entre Sernada do Vouga e Águeda.

A empresa tem ainda em execução o troço que liga Oliveira de Azeméis a Sernada do Vouga, cuja obra foi iniciada a 05 de fevereiro, estando em fase de contratação a empreitada relativa ao troço entre Espinho e Santa Maria da Feira.

Segundo a empresa responsável pela gestão da infraestrutura integrante da Rede Ferroviária Nacional, a reabilitação da Linha do Vouga irá permitir alcançar vários benefícios, nomeadamente a melhoria da mobilidade, o reforço da segurança com a redução da sinistralidade e de congestionamento e a redução dos tempos de viagem.


Fonte : Lusa/Fim


Fotografias direitos reservados


Arquivo Gazeta de Espinho






Sem comentários: