Gravação denuncia esquema para sacar dinheiro à Câmara de Espinho
Dono da construtora ABB admitiu acordo para receber verba em tribunal.
“O que estava combinado era acabar a obra e a seguir, no tribunal, fazer um acordo.
Já lhe disse isto no primeiro dia em que o conheci.
” As palavras são de Gaspar Borges, dono da construtora ABB, numa reunião gravada com o então presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis (PS).
A conversa, revelada pelo semanário ‘Expresso’, ocorreu em novembro de 2021, dois meses depois de o PSD perder as eleições autárquicas em Espinho.
O dono da ABB reclamava à autarquia o pagamento de mais seis milhões de euros pela maior obra pública de Espinho (a requalificação do canal ferroviário), incluindo 1,7 milhões para os custos de manutenção do estaleiro da obra.
“Estamos a falar de uma derrapagem de 50%. (...)
Nós temos de imputar as responsabilidades a alguém.
Aos projetistas...”, disse o autarca Miguel Reis durante o encontro.
Referindo-se a um acordo com Pinto Moreira (PSD), antecessor de Miguel Reis na Câmara de Espinho, o dono da ABB respondeu:
“Ó senhor presidente, quando nós ficámos com a obra o senhor já sabe o que se passou.
Isto foi falado. (...)
Isto não é de agora.
Não é desde que entrou agora o novo executivo.”
Minutos depois, a conversa prosseguiu.
Uma coisa é certa: não vejo aqui outro mecanismo legal sem ser o tribunal para resolver isto”, disse o autarca socialista. Gaspar Borges concordou:
“Mas isso já estava decidido. Não havia outra maneira.
Fale com o Vicente [antigo vice-presidente da câmara] e com o presidente [antigo presidente Pinto Moreira]”.
Nega acordo
O antigo autarca Pinto Moreira negou “veemente e categoricamente a existência de qualquer acordo” com a construtora ABB.
“É normal que as divergências inconciliáveis entre dono de obra, projetistas ou empreiteiro tenham como último destino o contencioso judicial”, referiu numa resposta escrita ao ‘Expresso’.
Saco com 7500 euros
O Ministério Público investiga há cinco anos a entrega de um saco com dinheiro (7500 euros) pela construtora ABB a um responsável pelo acompanhamento de uma obra pública no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Moradia de luxo
A construtora ABB forneceu o betão para a construção da moradia de luxo do primeiro-ministro, Luís Montenegro, em Espinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário