Mais de metade dos europeus jogam videojogos
Mais de metade (53%) dos europeus entre os 6 e os 64 anos jogam videojogos; mais de 40% dos jogadores são do sexo feminino e em média, os jogadores gastam 8,9 horas por semana a jogar, menos do que as 16,3 gastas nas redes sociais e do que as 24 a ver televisão e transmissões semelhantes.
Estes são alguns dos factos presentes no relatório anual “All About Video Games – European Key Facts” desenvolvido pela Video Games Europe, associação europeia de editoras de videojogos, em conjunto com a European Games Developer Federation, associação europeia de produtores de videojogos.
“Este estudo confirma a importância que os videojogos têm na vida dos europeus, tanto do ponto de vista dos jogadores, como do ponto de vista dos produtores, editoras e de todas as pessoas que trabalham na indústria.
Mais interessante ainda é perceber que as mulheres têm um papel cada vez mais importante no setor, como jogadoras ou como parte da criação dos jogos e ainda a desmistificação de outras questões como o tempo passado a jogar, inferior, por exemplo ao gasto nas redes sociais” afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da AEPDV - Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos.
Uma indústria que vale mais de 25 mil milhões de euros
O estudo debruçou-se ainda sobre a indústria europeia dos videojogos, revelando que esta cresceu 5% para 25,7 mil milhões de euros de 2022 para 2023, confirmando a tendência de aumento de receitas que se verifica, pelo menos desde 2018.
114 mil empregos
O setor europeu dos videojogos emprega cerca de 114 mil pessoas, sendo 24,4% mulheres. Entre os cargos desempenhados, os mais comuns são nas áreas de tecnologia, design, criação, imagem e som e produção.
Videojogo responsável
O relatório comemora ainda os 20 anos do PEGI, o sistema pan-europeu de classificação etária de videojogos.
Ele é usado em 40 países europeus, tem 2.600 empresas associadas, classificou 40.000 jogos e milhões de aplicações.
79% dos pais com filhos que jogam videojogos estão cientes dos rótulos de classificação etária PEGI, e 76% deles usam o rótulo PEGI para tomar uma decisão informada ao considerar comprar um videojogo para os seus filhos.
Sobre a AEPDV
A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet.
Temos como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria.
Sobre a Video Games Europe
Desde 1998, a Video Games Europe garante que a voz de um ecossistema de jogos responsável, seja ouvida e compreendida.
A sua missão é apoiar e celebrar o potencial criativo e económico do setor e garantir que os jogadores ao redor do mundo aproveitem os benefícios de grandes experiências de videojogo.
A Video Games Europe representa 19 empresas de videojogos europeias e internacionais e 13 associações comerciais nacionais em todo o continente.
O setor dos videojogos na Europa vale € 25,7 mil milhões e 53% dos europeus são jogadores de videojogos.
Publica um relatório anual de factos-chave com os dados mais recentes sobre o setor dos videojogos na Europa.
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