Estrutura custará 5.5 milhões de euros e vai garantir ligação entre as
linhas do Vouga e do Norte
Já está em projeto e com um financiamento de 5,5 milhões de
euros garantidos o interface ferroviário que ligará, em 2023, a Linha do Vouga
e a Linha do Norte, permitindo a ligação direta em comboio entre Oliveira de
Azeméis e o Porto. A estrutura será construída em Espinho.
O financiamento para a obra, que consta do Plano Diretor
Municipal desde" 2016, é da responsabilidade da Infraestruturas de
Portugal e deverá avançar, no terreno, em 2020. O interface, com 1,7
quilómetros de nova linha ferroviária e que obrigou já a negociações com os
proprietários dos terrenos envolvidos, irá surgir nas imediações do Castro de
Ovil, na freguesia de Paramos, prolongando-se até ao apeadeiro situado em Silvalde,
junto ao campo de golfe.
Ou seja, os passageiros não terão de sair no atual apeadeiro
e depois percorrer o restante percurso a pé, até à estação no centro da cidade.
"Será como o metro sul da Área Metropolitana do Porto", diz Pinto
Moreira, presidente da Câmara de Espinho. "Ê o início de uma transformação
que vai revolucionar o acesso ao Porto por parte de uma comunidade que ronda as
300 mil. pessoas e que permitirá viajar de Oliveira de Azeméis ao Porto de
forma mais rápida, mais cómoda e mais ecológica", acrescentou .
1,7 quilómetros de nova linha ferroviária integram o
projeto, que já obrigou a negociar com proprietários de terrenos
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