Documentário sobre o restauro Mercado do Bolhão
A SIC acompanhou, em exclusivo, durante quatro anos as obras de restauro do Mercado do Bolhão e o resultado é transmitido no Jornal da Noite desta quinta-feira, enquadrado na rubrica “Reportagem Especial”.
O timelapse da câmara mostra a evolução da intervenção no espaço que os portuenses bem conhecem.
Das bancas antigas às mais modernas, da escadaria degradada à agora reabilitada, a que se junta a criação da ponte que une as ruas de Alexandre Braga e Sá da Bandeira e a nova cave de descargas, o documentário é testemunha de todo o trabalho de reabilitação do mercado centenário de frescos.
Ao Mercado do Bolhão voltam 62 comerciantes (mais 29 novos) e 27 inquilinos históricos (e 12 estreantes), para um total de 81 bancas, 38 lojas e dez restaurantes que assumem o compromisso de comprar os produtos nas bancas do mercado.
A reorganização do espaço é simples: o mercado de frescos é no piso térreo, os restaurantes são no piso superior e as lojas ficam voltadas para o exterior.
Fechado desde maio de 2018, o Bolhão reabre ao público a 15 de setembro.
A obra, cujo arquiteto responsável, Nuno Valentim Lopes, define como uma “transformação na continuidade, uma atualização sem deixar de reconhecer a alma da cidade, que é o Bolhão” está pronta desde julho e a nova imagem surge também com a criação da marca
“É para sempre”.
Sem comentários:
Enviar um comentário