𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗳𝘂́𝗰𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗨𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗔𝘃𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗲𝗹𝗲𝗯𝗿𝗼𝘂 𝗼 𝟴.𝗼 𝗮𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝘂𝗺 𝗖𝗶𝗻𝗲-𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼
O Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro celebrou o seu 8º aniversário com um Cine-Concerto intitulado "Uma viagem musical por filmes de todos os tempos" no dia 21 de abril passado, no Centro Multimeios de Espinho. A parceria entre o Instituto Confúcio e o Município de Espinho foi assinada em 2016 e tem apresentado resultados positivos.
Até o momento, 2500 alunos do ensino básico tiveram contato com a cultura chinesa e o ensino de mandarim, garantindo a sustentabilidade do projeto.
O concerto contou com repertórios de músicas de filmes de diversos países e épocas, apresentados pelas vozes das soprano Isabel Alcobia e Inês Araújo, e do tenor Pedro Cruz, acompanhados ao piano por Shao Ling.
Inaugurado em 23 de abril de 2015, o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) tem como principal missão apoiar e promover o ensino da língua e da cultura chinesas em Portugal, reforçar a cooperação no domínio educativo entre a China e Portugal, bem como desenvolver atividades de investigação no âmbito das relações sino-portuguesas.
Desde a sua criação, o IC-UA tem realizado um extenso plano de atividades culturais e de investigação, incluindo a celebração das principais festividades chinesas, exposições, conferências, congressos, workshops, concertos musicais, espetáculos de dança, teatro, artes marciais, mostra de cinema e concursos de proficiência em Chinês.
Para marcar o seu 8º aniversário, o IC-UA preparou um programa de atividades que culminou com o "Cine-concerto: uma viagem musical por filmes de todos os tempos", apresentando o hino do IC-UA, com música de Evgueni Zoudilkine e letra adaptada do poema "Primavera", de Zhu Xi.
Sem comentários:
Enviar um comentário