Campanha TOD@S POR #ESPINHOLIMPO
O Município de Espinho lança hoje a campanha de sensibilização: «TOD@S POR #ESPINHOLIMPO», reafirmando o compromisso de garantir um ambiente urbano mais limpo e agradável para tod@s.
Tem como objetivo mobilizar toda a população e apelar à colaboração ativa dos residentes e visitantes para manter a cidade mais limpa.
Um concelho mais limpo, não pode ser apenas uma aspiração, mas sim uma responsabilidade coletiva.
Ainda, apelar para a importância da reciclagem e separação permitindo a redução do volume de lixo enviado para aterros, a diminuição do impacto ambiental e a conservação de recursos naturais.
Separar o lixo não é apenas um ato de responsabilidade ambiental, mas também uma forma eficaz de garantir um futuro mais sustentável.
Para reforçar esta mensagem, as frases "TOD@S POR #ESPINHOLIMPO", "LIXO É NO LIXO", "LIXO NO LUGAR ERRADO É PROBLEMA CERTO", e "RECOLHA DE MONOS" serão amplamente divulgadas por todo o concelho, incentivando a uma mudança positiva nos comportamentos da deposição de resíduos.
Apela-se ao cumprimento dos horários de recolha de lixo - somente a partir das 20h- evitando que os sacos sejam colocados antes do tempo previsto provocando que o lixo se espalhe pelas vias públicas e que os animais, especialmente as gaivotas, rasguem os sacos e dispersem resíduos, prejudicando a limpeza da cidade.
Fechar a tampa dos contentores, deixar os sacos fechados são também gestos simples que fazem diferença!
Nas freguesias abrangidas pelo projeto de Recolha Porta-a-Porta, como por exemplo, na União de Freguesias de Anta/Guetim, os contentores individuais devem ser colocados à porta também a partir das 20:00 horas.
Calendário de recolhas:
- Segunda-feira: Plástico e Metal
- Terça-feira: Resíduos Orgânicos
- Quarta-feira: Papel e Cartão; Vidro
- Quinta-feira: Resíduos Indiferenciados
- Sexta-feira: Plástico e Metal; Vidro (de 15 em 15 dias)
- Sábado: Resíduos Orgânicos
Para apoiar estas melhorias, o Município de Espinho implementará ainda as seguintes medidas:
⁃ aumento da frequência da recolha de resíduos em zonas críticas, especialmente durante os meses de verão, quando o número de visitantes cresce significativamente;
⁃ instalação de mais ecopontos nas zonas de maior concentração populacional;
⁃ realização de campanhas de sensibilização nas escolas, associações e junto da comunidade em geral;
⁃ criação de parcerias com os comerciantes que incentivem as boas práticas de gestão de resíduos responsáveis;
⁃ revisão das localizações para garantir maior acessibilidade.
A participação ativa e o exemplo de cada um@ é fundamental.
Sem comentários:
Enviar um comentário