Feira quer estação no Europarque e prevê ligação direta da Linha do Vouga ao Porto
Santa Maria da Feira pretende ter uma estação ferroviária
junto ao centro de congressos Europarque e prevê que seja construída uma ligação direta da linha do Vouga à do Norte, disse à Lusa o presidente da autarquia, Amadeu Albergaria.
’A Câmara da Feira propôs que uma das estruturas da linha de alta velocidade, tecnicamente designada por PUEC [Posto de Ultrapassagem e Estacionamento de Comboios] (...), pudesse ser transformada numa estação*, disse à Lusa o autarca.
Amadeu Albergaria (PSD) esclareceu que esta estação 'não seria para a linha de alta velocidade, mas para os outros comboios que vão também circular - como aliás já foi confirmado, nomeadamente Alfas e Intercidades - nesta linha*.
* O assunto, neste momento, está no seguinte ponto: como já foi aberta a concessão [da linha de alta velocidade], essa decisão não foi tomada, ainda.
Pode ser que durante o processo, ou num momento posterior, este ponto técnico designado por PUEC possa vir a ser transformado numa estação*, referiu.
Segundo Amadeu Albergaria, esta proposta foi colocada ao anterior governo e ao atual.
Na semana passada, foi adjudicado o primeiro lote da linha de alta velocidade (Porto - Oiã [Oliveira do Bairro]), não incluindo qualquer alteração face ao anteriormente previsto em Santa Maria da Feira.
De acordo com o autarca, a Câmara de Santa Maria da Feira comprometeu-se, caso a estação sejaconstruída, a fazer *as ligações rodoviárias, que ficam muito perto do Europarque’, bem como ’as condições necessárias para aparcamento automóvel'.
Mais a norte, em estudo está também a integração da Linha do Vouga na Linha do Norte, e AmadeuAlbergaria disse à Lusa que o ‘mais possível de suceder é uma ligação direta da Linha do Vouga à Linha do Norte“, referiu.
Em causa está a ligação entre as duas linhas em Espinho, 'diretamente antes da estação, sem transbordo*, chegando um passageiro vindo de Santa Maria da Feira ou Oliveira de Azeméis *no mesmo comboio ao Porto*.
Questionado se isto significa correção de traçado na Linha do Vouga, Amadeu Albergaria referiu que ainda não estão ‘todos os estudos técnicos totais, mas nalguns sítios sim*.
Já quanto ao facto da Linha do Vouga ter bitola métrica e a Linha do Norte bitola ibérica, questionado sobre se foi aberta a possibilidade de instalar carris com duas bitolas, o autarca disse que 'também se abordou essa questão*, mas ainda nada está fechado.
’Aquilo que é o compromisso é que, durante o mês de outubro, o Governo anunciaria medidas de requalificação integral da Linha do Vouga, com a sua ligação direta à Linha do Norte*, disse o autarca.
Já sobre a possibilidade de ligar a Linha do Vouga à futura linha de alta velocidade e aproveitar o último troço desta antes do Douro para um serviço expresso até Santo Ovídio (Gaia) e Campanhã (Porto), Amadeu Albergaria disse que também *já se falou sobre essa possibilidade*.
* O que eu quero deixar claro é que todas estas possibilidades estão em aberto. Vão ter que ser alvo ainda de
decisão do Governo e discussão entre todos os autarcas’, vincou, assegurando que *o Governo priorizou a Linha do vale do Vouga como prioridade para investimentos fortes*.
Em setembro, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, revelou, após uma reunião na Área Metropolitana do Porto, que o Governo estava a estudar a possibilidade de ligar a Linha do Vouga à Linha do Norte, mas sem solução definida.
Fonte : Lusa/Fim
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